Descobertos fenômenos que podem explicar “aparições de OVNIs”

Por , em 3.12.2010

Em 2006, grandes meteoros foram observados em Brisbane, na Austrália. Essa aparição ocorreu ao mesmo tempo em que um objeto verde brilhante foi visto em montanhas próximas – considerado por muita gente um OVNI.

Agora, um cientista propôs uma teoria que explica esses “avistamentos de OVNIs”. Segundo o astrofísico, que fez um estudo detalhado sobre o acontecimento, as visões podem ser explicadas por raios esféricos e outros fenômenos atmosféricos.

O cientista afirmou que quando se junta inexplicáveis fenômenos atmosféricos, talvez de natureza elétrica, com a psicologia humana e o desejo de ver alguma coisa, isso poderia explicar muitas das aparições de OVNIs.

Os meteoros que passaram pelo céu aquele dia eram bolas de fogo. São meteoros excepcionalmente brilhantes, produzidos por fragmentos de rocha espaciais maiores que partículas do tamanho de grãos de areia responsáveis por estrelas cadentes. E, assim como as estrelas cadentes, as bolas de fogo cruzam o céu em grande velocidade. Pelo menos três bolas de fogo individuais foram vistas na noite de 16 de maio de 2006.

A ideia do astrofísico é de que uma das bolas de fogo observadas no céu pode ter momentaneamente desencadeado uma conexão elétrica entre a alta atmosfera e o solo, fornecendo energia para um raio esférico aparecer acima das colinas.

Esse episódio extraordinário, que ocorreu durante uma noite de tempo bom, é exatamente o tipo de acontecimento que poderia levar alguns a pensar que testemunharam um OVNI.

Por exemplo, um agricultor, testemunha do raio esférico, descreveu o objeto como tendo cerca de 30 cm de diâmetro. Disse que ele apareceu, logo após a bola de fogo, sobre algumas pedras, e acompanhou o caminho de uma cerca por alguns minutos. Em um primeiro momento, o agricultor pensou que estava testemunhando um acidente de avião e chamou a polícia, porém uma busca no dia seguinte não encontrou destroços.

Para o cientista, o raio esférico parece uma explicação óbvia. O fenômeno, entretanto, não é totalmente compreendido. O raio bola normalmente está associado a tempestades, mas essa não é uma regra. Com certeza não havia nenhuma atividade de tempestade elétrica nas proximidades do acontecimento.

O astrofísico não oferece uma nova explicação para as causas do raio, apenas diz que bastante energia pode ter sido colocada no chão para provocá-lo. Ele propõe que o fluxo natural da corrente que existe entre os mais altos escalões da atmosfera, a ionosfera, e a Terra foi aumentado pela passagem do meteoro que “jogava” partículas carregadas e outros materiais condutores em seu rastro.

O cientista explica: se pensarmos na ionosfera e no solo como terminais de bateria, e colocarmos um fio entre esses dois terminais e fluxos de corrente, literalmente, começaremos uma faísca. Outros cientistas têm sugerido que as taxas de dissipação no solo podem criar bolas de gás ionizado brilhantes.

Segundo pesquisadores, há um longo caminho a percorrer antes que todo mundo fique satisfeito com essa explicação. A publicação do trabalho do astrofísico abre um debate. Não é uma teoria vigorosa, mas é uma sugestão que pode valer a pena explorar. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

108 comentários

  • Jackson Camargo:

    Fenômenos naturais explicam muito pouco da casuística ufológica.

  • micaely:

    olha eu nao sou fa de alienigenas ma como eu creio em DEUS acho que existe outros seres pensse:

    Sera que somos os unicos seres inteligentes da galacxia?

    Sera que so existe nos?

    Sera que existe outro planeta igual a terra so que com outros tipos de vida?

    pense muito sobre esse assunto

    • luryel:

      eu tambem creio em deus,nois nao somos os unicos seres inteligentes da galaxaia,e nao existe so nois, e tambem existe outro planeta igual ao da terra

  • Antonio Rodrigues:

    Deus sabe o que faz; a Ciência só fáz especulações mas não explica nada de concreto sobre a nossa existência ou a existência de extra terrestre, só sabem dizer que Deus não existe. Cre em Deus é muito mais gratificante para as nossas almas. fiquem todos com DEUS.

  • Rodrigo Paim:

    Aparições de OVNI´s não significa aparição de ET. Por que todo mundo que vê algo estranho no céu começa a falar merda ?

    Pode ser psicológico [ pessoas vendo o que querem ver não é novidade ], efeitos naturais, aviões militares, truques, sempre tem alguma coisa perfeitamente natural por trás desses “ET´s”

  • Patrick…:

    Sinceramente..Confio Na Ciência.[e sei q tem coisas q escondem “p nosso bem”]¬¬
    Mas Essa História Aí,Tah Me Cheirando A Manipulação D Informação Do Cientista…¬¬
    Esse Tipo D Explicação Serve P Q Todos Q Jah Viram,Ou Qnd Virem,Algum Ovni..Ficarem Oprimidos E Não Contar P Ninguém..
    Já Q Vão Achar Q São Doidos Ou Idiotas…[e assim a noticia não espalha e não ganha o conhecimento das pessoas]
    Hj Em Dia,Quem Tem Acesso À Informação Livre Na Net,
    Aprende A Questionar E Analisar Cada Detalhe Antes D Dizer Se Acredita Num Fato Ou Não…
    Mas No Fundo..Eles Não Querem Causar Histerias Coletivas No Povo Q Não Entende.
    [pq já iam achar q “marte” tah atacando]..¬¬

    Nike..O Correto Seria:

    Tanta Gente Querendo Ver Fenômenos,Q Não Prokuram Saber Se Isso Foi Fruto D ET’s…

  • Nike:

    Tanta gente querendo ver ET’s que não procuram saber se isso foi fruto de um fenômeno…

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Existem fenômenos atmosféricos ainda não totalmente explicados. Existem fotos sobre queda de raios que apresentam durante milésimos de segundos após a queda, uma enorme quantidade de bolas de luz ou fogo, só percebidos por fotografias. Da mesma forma os raios gama dos confins do universo, ainda fazem muitos estragos nos corpos celestes. Explodem estrelas, criam magnetáris, produz combustão espontâneas nas pessoas, etc. Essas descargas eletromagnéticas da mais alta frequencia e energia produziria fenômenos misteriosos, inclusive luses que caminham pelo céu e pela terra. É dificil comprovar, mas não é impossivel. É mais fácil acreditar em ovins, como em Deus. Mais detalhes no blog:”olhando o universo”.

  • Allan Kõiv:

    Olha gente, eu ja vi dois ovnis, mas no momento em que vi o 2°nao tinha nada na mao pra filmar a nao ser meu celular, mas nem pensei nele na hora, fiquei tao deslumbrado e tremia de medo ao ver aquela coisa brilhosa que sobrevoava o local onde eu estava. Foi uma coisa muito rapida, eu estava na praça do Cristo Redentor em cima da estatua do Cristo Redentor (não é a cidade do Rio de Janeiro, foi em Morrinhos – GO, aqui tambem tem um Cristo Redentor) de madrugada quando vi aquela coisa, estava esperando outra pessoa, no momento eu estava sozinho quando o objeto passou, nao tinha ninguem na rua somente eu, o objeto passou voando rapidamente. Contei pra algumas pessoas, ninguem acreditou mesmo, nesse ano eu tinha 16 anos de idade, depois que vi que ninguem iria acreditar fiquei calado, nao falei mais nada pra ninguem. So sei que existem os bocós que nao acreditam e acham que tudo que gente escreve aqui é mentira, mas eu juro, nao estava delirando, eu estava extremamente normal eu vi sim, algo voava alto, redondo, com luzes brancas e verdes que piscavam ao redor desse objeto que tinha a forma de um disco; primeiro eu pensei que era um avião, mas estava muito rapido, olhei de novo nao era, ai sim minha imaginaçao foi alem, pensei na hora “um disco voador”, levei tanto susto que achei que eles estavam eram prontos pra atacar o planeta ou iriam me levar com eles, minha pernas ficaram bambinhas, só nao caguei na roupa porque nao hora nao tinha bosta pronta, e quando levo um susto bem forte eu ate fico sem ar, graças a Deus que nem proximo a mim eles chegaram.
    Outra vez foi quando eu tinha uns 10 anos de idade, foi a 1ª vez em que vi algo estranho no céu, nao me lembro bem pois eu era novinho, mas de madrugada levantei pra ir no banheiro e tomar agua, quando cheguei no filtro de agua da cozinha olhei na janela pro ceu, porque vi que o ceu estava tao estrelado aquela noite e bonito, mas de repente vi uma coisa passar no ceu em uma velocidade impressionante e tinha uma forma redonda, naquela epoca eu nao entendia sobre isso, so me assustei um pouquinho, voltei a dormir tranquilamente sem saber o que era. Depois de anos que vi aquilo e nunca mais esqueci vi novamente esse outro objeto que citei anteriormente, isso foi ano retrasado em 2009, fui entao analizar que eu tinha visto duas vezes um Ovni.É algo impressionante, tenho medo do que eles podem nos fazer.
    Acredite quem quiser, os imbecis que aguardem o dia em que tudo for comprovado, porque da minha parte eu acredito porque vi com meus proprios olhos duas vezes. Hoje tenho 18 anos. Na propria biblia diz: “Na casa do Senhor existem muitas moradas”, obviamente nos quer dizer que nao estamos sozinhos nesse universo imenso.

  • anonimo:

    Se existe disco voador, porque este artigo não evolui. Está sempre falando a mesma coisa, culpando governos e forças armadas, como desculpa para o não cnhecimento da verdade. É porque não exixte verdade, só enganação. Assim conseguem meis audiências, mais artigos, mais leitores, etc.

  • roge:

    Para mim, essa notícia parece mais uma tentativa de manipulação das pessoas pela mídia(como todas as outras que temos que engolir todos os dias). Essa foto postada é pior que as dos ovnis. como já disse o outro colega: esse tipo de notícia me dá nojo.

  • Lady Gaga:

    Olha eu já vi um OVNI e tenho certeza de que não tem explicação científica.Afinal o que o ser humano não conhece ele tenta esconder e fingir que não existe.

  • robson strobel:

    no sec.xiv ofrade e astronomo giordano bruno ja havia inquirido sobre o tema…foi torturado e morto por heresia.Hoje pra infelicidade da igreja ja nao se pode fazer mais o mesmo Mais a outro tipo de `´inquiziçao´´aquele que desmereçe evidencias,desqualifica testemunhas e ignora fatos,querendo reduzilos auma banalidade qualquer que se encaixe(mesmo que de forma incomoda)em uma teoria qualquer.sou a favor do racionalismo,mas travestir ovnis em relampagos e demais.

  • Etc:

    Credo, ave maria….

  • Alberto:

    Existe outra explicação para este fenômeno. Basta procurar em “olhando o universo”. Mais ou menos no meio do artigo.
    Tem haver com incidências de raios gama.

  • nilvo silveira:

    Idiotice estes caras……..eu acredito que exista sim.
    Agora esta materias me dá nojo.
    Temos telescopios que fotografa a lua em detalhes e otras coisas.
    Agora quando aprece um objeto voador nunca tem definição nas fotos.
    Se dá tempo de fotografar uma merda destas. Deve dar tempo de ver com telescópio que fotografe.

  • COSTA FILHO:

    Isto que estão mostrando na imagem me pareçe um raio, e o caso ovnis tem que ser muito mais estudado pois são objetos ovalizados com uma especia de sapata como se fosse trens de pouso e com bastante iluminação, é veridico os ufos.

    • Dreenus Dos Santos:

      parece um peixe raio kkkkkkk

  • surika silva de meais:

    nisso ai eu acredito

  • Ananias:

    Werex quando falei habitamos não falei de seres microscópicos, bactérias, fungos sei la mais oque possa existir, falei de vida digamos “semelhanti” a nóssa forma humana!

  • joel machado:

    quanto tempo desperdiçado, em busca do desconhecido,ficar vendo o ceu nao acrescenta nada em nossas vidas tao curta??/olhe para o lado ,e ofereça sua mao,a quem precisa, diga bom dia , boa noite, faça serviço voluntario,colabore com a natureza, ensine o que sabes, a quem quer te ouvir,derrame um sorriso espontaneo,e principalmente agradeça todo dia a DEUS que deu a vida a cada um de nos, sem nada receber em troca,mas ele vai requerer de volta esse planeta , que nos humanos cheios de ansia insestimos em destruir.

  • Orlando:

    Esse assunto nao vai mais parar. Eh o destino do homem. A previsao dos cientistas eh que ate 2030 nos saberemos se ha vida nos planetas das estrelas mais proximas ou nao. A ESA , a NASA, a Agencia Easpacial Russa e a Japonesa estao trabalhando em telescopios extremamente potentes para enchergarem os planetas e o que existe neles. Se nada ao contrario acontecer com a humanidade, daqui a 20 anos, provavelmente, saberemos se ha vida por la e qual o tipo de vida eh a deles. De qualquer forma dizer que tudo dessas aparicoes eh terrenamente explicavel parece ser miopia. O que muitos intelectuais tem tambem.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Esta estória de raios bola “explicarem” o fenômeno OVNI é ridícula ! Raios bola existem mas não tem nada a ver com as aparições.
    Aliás, aparições estas vistas por pessoas idôneas, como pessoas do campo, pilotos militares e civis, autoridades (como o então presidente da Embraer, Osires Silva), detectadas nos radares de aviões, navios, aeroportos, etc e documentadas à exaustão (só as verdadeiras) por aí …
    É claro que é preciso separar as armações dos fatos verdadeiros, mas estes estão aí para quem quiser ver, é só olhar para o céu e ter o espírito desarmado !
    Abraços

  • Werex:

    Ananias, TODOS os cientistas acreditam que há vida em outros planetas, mas nem todos acreditam que essa vida possa chegar a Terra

  • Ananias:

    há um longo caminho a percorrer antes que todo mundo fique satisfeito com essa explicação.
    como diz ao fim da matéria há um longo caminho, bom eu até acredito na explicação, mas não que éla responda a todos casos e nem para este caso da australia porque o agricultor viu a bola de fogo o perseguindo por algum tempo, nunca vi um meteóro perseguir alguem.
    E outra coisa acho muita burrice acreditarem que só nós habitamos este universo, este éo tipico pensamentos das pessoas que duvidavam que a térra éra redonda!

  • PredadorXD:

    Beleza, podemos marcar. Mas não gosto de futebol.

  • Lucio Azevedo:

    Abraços para voce “predador”, discussões sobre certos assuntos são saudáveis,porem,agressões verbais geralmente são feitas por pessoas ignorantes que não tem argumentos sustentáveis..Espero que tenha um dia lindo,com ou sem extraterrestres ou OVNIS..espeito realmente sua opinião..Poderiamos um dia marcar de tomarmos umas cervejas e olharmos umas mulheres lindas que temos aqui no Rio de Janeiro..Garanto que o papo nunca sera sobre vida em outros planetas..Falaremos muito de mulheres lindas e futebol..Abração..

  • PredadorXD:

    Há bom, o senhor @Lucio Azevedo esta falando de OVNIs e não de alienígenas, até ai tudo bem. O problema que esses objetos voadores somente são não identificados pra vc seu ignorante. Pq para o resto das pessoas sensatas são apenas OVIs objetos voadores identificados.

  • sandoval:

    O QUE UM ET VEM FAZER AQUI? SERÁ QUE ELES NÃO TEM NOTICIAS DESTES TERRÁQUEOS QUE SÓ SABEM DESTRUIR TUDO QUE NÃO ENTENDEM E TUDO QUE DESCONHECEM? SE ELES FOREM REALMENTE SERES INTELIGENTES, JAMAIS COLOCARÃO OS PÉS NUM LUGAR ONDE AS PESSOAS TROCAM A SAÚDE PELA CACHAÇA E O FUMO, E A SANIDADE PELAS VIAGENS DA DROGA. ISSO NÃO SERIA SER INTELIGENTE, CONCORDA.

  • Robson:

    Acredito que exista vida em outros planetas, pois o universo é imenso e a probabilidade esta a favor dessa possibilidade, mas não acredito que existem extraterrestres entre nós, ou ovnis voando em nosso céu, simplesmente por não ser coerente nada leva a crer nessa hipótese pois não existem evidencias contundentes. Simples assim.

  • Lucio Azevedo:

    Como os céticos só acreditam vendo…
    Eu tbm só acredito que não existam OVNIS se eles(Os céticos) me provarem que todos os videos e imagens que vemos são falsas..
    Como disse um grande amigo,só quem anda olhando para o chão é que nunca viu um OVNI.
    Experimentem, senhores Céticos e donos da razão, olharem para cima e perceberão muitos Objetos Voadores não Identificados..

  • Jade:

    pois é oswaldo, vc tem toda razão, é extremamente patetico pensarem q nesse universo infinito so o nosso planetinha mediocre possui vida “inteligente”.. tsc.. lastimavel..

    é por essas e outras q tudo é sempre mantido em segredo.. a população é “inteligente” demais pra assimilar esses tipos de fatos… porem eu ainda acho q é melhor assim mesmo..
    ignorance is bliss.

  • Oswaldo:

    É isso aí, nós somos neste vasto universo, o unico planeta habitado. Logo nós que traimos os amigos por diversão e somos capazes de matar até por razões banais.

  • anonimo:

    ………até agora nenhum et pareceu na terra tenho certeza disto tem muita gente burra que so acredita que tv diz se ver uma ovni por ai ja é et ovnis n tem nada a ver com ets se ver uma nave ultima coisa que tem que pensar são ets acredite se eles paressesem todo mundo estaria sabendo governo n esconde ele é incompetente para isto

  • Lucio Azevedo:

    Nosso amigo “normal” e dono da razão falou galera…Vamos reverenciar o Robson o “dono da verdade”…Ele tem provas incontestáveis da não existência de OVNIS,vamos ouvi-lo e deixa-lo mostrar as provas da não existência de OVNIS…Da mesma forma que ele,só acredito que OVNIS não existem se ele me provar..

  • Robson:

    Tem gente maluca mesmo, se é tão certo assim que existe vida inteligente nos visitando porque raios só o governo americano iria ficar sabendo? pq não existe provas irrefutáveis desses fatos? São muito doentes mesmo pra acreditarem nesse tipo de tolice. É só ter um olhar racional sobre os fatos e verá que tudo não passa de asneira. Deixem a emoção de lado minha gente.

  • Curioso:

    Sem dúvida este fenômeno é muito interessante e deve ser mais estudado, mas dizer que os raios esféricos explicam os avistamentos de OVNIS, chega a ser uma piada digna de um cientista que quer se auto promover com um assunto polêmico. Estou começando a acreditar que o ceticismo chega a ser doentio para algumas pessoas.

  • Lucio Azevedo:

    Acho que a NASA e os Paises que sabem de tudo estão nos preparando aos poucos para um dia nos revelarem a verdade..
    Deem uma olhada em um video que postei em meu Canal do Youtube e verão uma prova incontestavel..

  • miqueias charles:

    Eles insistem há varios anos nessa teoria,devem ta preparando alguma coisa pra enganar a população mundial enquanto coisas mais sérias vão acontecendo,deve ser alguma picaretagem…

  • Vañó:

    Nossa astronomo você é realmente inteligente, esperto, incrivel… (três pontinhos novamente:)

    Você quer provas? Vai atrás, só você no planeta inteiro quer provas né? Só você quer ser o grande inquisidor da ufologia..

    Aliás, quem é você?

    Aff.

    ps.parei aqui:)

  • Astronomo Amador:

    Lucio Azevedo,

    É essa a sua “prova”? 3 pontinho cintilando??? Pontinhos estes que parecem muito com estrelas ou mesmo satelites geoestacionários.

    Lamento mas a minha dúvida continua! Quero PROVAS irrefutaveis! Fotos reais, não CG. Alguma liga extra-terrestre ou algum relato de um sistema solar ainda nao conhecido pela ciencia e que mais tarde venha a ser encontrado.
    Vc tem algumas dessas provas? Acho que não…

  • Beto:

    Por nada não viu, mas cada dia uma semelhança a mais com o Arquivo Lacerta.

    Primeiro, a prova de que muitos dos esqueletos que estão montados nos museus estão montados de forma incorreta e na verdade revelam uma espécie de dinossauro mais humanóide (isso foi matéria divulgada, se não me engano, na INFO).

    Agora, as “esplosões de plasma na alta atmosfera, frequentemente confundida com ovnis pelos humanos” que ela descreveu. O Arquivo Lacerta é BEM mais velho que essa “teoria” exposta pelo cientista.

    Ou a pessoa que fez o arquivo já tinha conhecimento disso, ou o cientista se inspirou nessa leitura (seria possível?), ou, em último caso, o Arquivo Lacerta de fato é verídico.

    Cada hora vejo uma notícia nova confirmando o que li há anos…

  • Vañó:

    Interessante mas com poucas bases sobre o conhecimento de avistamento de ufos, os raios esféricos não responderiam por 1/5 das aparições de ovnis…

    Quem estuda os casos simples de aparições veria que é no minimo IGNORANCIA atribuir a matéria acima à explicação dos avistamentos.

    Chega a ser hilario tantas pessoas querendo explicar os avistamentos que são milhares por ano 🙂

  • Lucio Azevedo:

    Deem uma olhadinha desse video maravilhoso e incontestavel de um OVNI na California,foi filmado em 2010..Vai acabar de vez com qualquer duvida,posso apostar…;
    http://www.youtube.com/watch?v=LQZlcFo7Nnk

  • GILMAR:

    ATÉ QUANDO SERÁ QUE TENTARÃO NOS ENGANAR SOBRE TUDO NESTE MUNDO, SÓ OS IDIOTAS AINDA NÃO SABEM QUE EXISTE VIDA ALÉM DA TERRA, ALGUNS AINDA SE ACHAM CIENTISTAS…

  • claudemir da silva:

    são coisas fantastícas

  • Gilberto V. de Almeida:

    Ze da Morte, Pelo visto v. tambem nao acredita que os simios sao teus primos distantes …

  • Zé da Morte:

    Parem de sonhar… se fosse existir vida inteligente em outros planetas, o contato conosco já teria sido mais intenso…

  • Welington Luis de Sousa:

    Mais uma boa explicação sobre o OVNI’s. Vida inteligente realmente existe, mas se são inteligentes, por que não fazem contato. Não creio que isto dependa do interesse dos governos de paises como os EUA, apenas não aconteceu verdadeiramente, ainda.

  • Carlos Villa:

    Chega de confudirem meteoros,raios e nuvens esfericas; a verdade e que somos 1 grao de areia neste Universo e ELES
    estao entre nos a trilhoes de anos.
    Nao estamos sos nesta praia, gracas a ELES nao houve uma
    hecatombe nuclear.

  • DIEGO:

    ESSE ASSUNTO NÃO DEVERIA SER MAIS TABU, VAMOS EVOLUIR MINHA GENTE

    NÃO SE DEIXEM INFLUENCIAR

  • DIEGO:

    ME DESCULPEM OS CéTICOS, MAIS AS MESMAS AUTORIDADES QUE NOS ENGANAM COM MATERIAS COMO ESSA, ESTÃO NESTE MOMENTO RINDO DE NÓS, POIS SABEM QUE O FENÕMENO UFO É MAIS VELHO QUE MINHA BISAVÓ, E COM CERTEZA ESTÃO SABENDO TIRAR VANTAGEM DISSO!

    QUANDO AS PESSOAS VÃO PARA DE OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO E PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO
    TEMOS A INTERNET!!!
    TEMOS CASOS DE PESSOAS HUMILDES E POUCO INSTRUIDAS, SEM NENHUMA PRETENSÃO DE FAMA, QUE FORAM ABDUZIDAS, INUMERAS AUTORIDADES MILITARES E ATÉ ASTRONUATAS CONFIRMANDO A EXISTÊNCIA DE SERES DE OUTRO PLANETA.

  • Orlando:

    Desculpe: o nome da nave eh: Apollo 11.

  • Orlando:

    Essa explicacao nao eh convincete. Muitas coisas ficam sem explicacao. Eh verdade que os fascinados as vezes exageram, mas tem coisas muito complicadas para ser enquadradas; e nao serao. Por exemplo aquele objeto que apareceu do lado da nave espacial Colombus que, em 29 de Julho de 1969, levou o homem aa Lua que so eh vista no documentario “Apollo 11 The Untold Story”. Ali foi um caso muito real. Nao sou fascinado com UFOs mas a verdade nao pode ser negada se eh que eh verdade. Se eh que eh real.

  • eduardo:

    quero ver provar é tudo MENTIRA não acredito…..

  • Astronomo Amador:

    Mais sobre relampagos esféricos!

    http://www.youtube.com/watch?v=D4vV3KxQ16c

    http://www.youtube.com/watch?v=g9QFU0u0L5U&feature=related

  • TOTONHO:

    Talvez no dia em q eu vê um de perto e q eu seja abduzido o q eu acho improvável eu passe a acreditar nesta idiotice de OVNIS,se OVNIS quer dizer objeto voador ñ identificado, como eu posso dizer q é um disco voador, ora bolas me poupem, querem q a gente acredite numa coisa ñ identificada.

  • Astronomo Amador:

    Relampagos esféricos são conhecidos à séculos!!! A ciencia ainda não sabe exatamente a causa, mas que eles existem não é menor dúvida! E podem tb em alguns casos ser confundidos com UFos SIM!
    http://www.youtube.com/watch?v=6ioN-3UWYrY

    Engraçado é um bando de leigos que mal sabem trocar um a lãmpada criticando um astrofisico!
    Quem sabe todos os engenheiros eletrotécnicos que estudam o fenomeno tb sejam malucos :0(
    http://en.wikipedia.org/wiki/Ball_lightning

  • Alisson:

    Esse foi o “achismo teórico” mais ingênuo de um cientista para o fenômeno UFO. Que o digam os investigadores da Operação Prato, o caso Roswell brasileiro. Fenômenos atmosféricos não voam em bando pelo céu fazendo curvas de 90 graus, nem perseguem veículos por várias partes do mundo. Ele foi infeliz na generalização do fenômeno.

    • Alexander Herrmann:

      É isso aí,

      falou pouco e disse muito. A maioria das pessoas está manipulada para não pensar, e aí aparecem explicações “técnicas” para ridicularizar a verdade.

      Alexander Herrmann

  • Milton Mourão:

    O título deste artigo (Descobertos fenômenos que podem explicar “aparições de OVNIs”), em decorrência de sua generalização implícita, o torna totalmente falso e não confiável.
    Se fosse por exemplo: Descobertos fenômenos que podem explicar certos tipos de “aparições de OVNIs”, aí então seria perfeitamente aceitável. E assim não teríamos que xingar esse cientista de babaca, imbecil, enganador, etc…

  • claudemir da silva:

    eu mesmo não acredito nessas idéias absurdas

  • Astronomo Amador:

    Relâmpagos esféricos e fogos de Sant’elmo são à muito conhecidos pela ciencia. A causa é desconhecida e pode muito bem explicar alguns fenomenos de UFOs SIM!

    Só os experts acima que não conhecem os relampagos e ainda – arrogantemente – acusam o astrofisico de delirios… :0(

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=relampagos-esfericos-raios-bola&id=010130101202
    http://g3raio.pbworks.com/w/page/4547822/Quais-os-tipos-de-raios-existentes
    http://condominiodeblogs.blogspot.com/2008/02/brasileiros-reproduzem-raios-bola-em.html

    • Alexander Herrmann:

      Que eles expliquem então como os relampagos se comportam com inteligência promovendo movimentos, acompanhamentos de aviões e até de carros nas estradas por horas.

      Os relampagos existem, mas com movimentos inteligentes é dificilimo de acreditar. Serão necessários muitos cientistas de vários países trabalhando em conjunto para tentar explicar, e duvido que consigam, simplesmente porque não tem explicação.

  • FOREST:

    Cara essa nem Papai Noel acredita! Eles agoram precisam esclarecer como um meteoro faz uma curva de 180º em pleno espaço ou como eles aceleram a mais que mach 10 e desaceleram rapidamente. Putz!

  • Perplexo:

    Essa teoriazinha do Raio Bola é bem sem vergonha hein!
    Tem a mesma natureza de quem a formulou.

  • Ulisses:

    Então, aqui no Sul de Minas que é rota de aviões comerciais de grandes cidades, vimos um meteoro de cor prateada voando pareado junto a um avião, depois de alguns segundos esse meteoro parou no ar, mudou de coloração e sumiu no horizonte. Acho que os meteoros nos observam mais do que imaginamos.

  • Cesar:

    Bom, na verdade um dos fatores responsáveis pelo número de avistamentos é o desejo de ver alguma coisa, e o desejo de que o que se está vendo, quando não explicado, seja uma nave alienígena.

    Junte-se a isto que a maioria é completamente ignorante em termos de fenômenos atmosféricos (mas todos se tem na conta de pós-graduados em fenômenos atmosféricos), e temos a receita para avistamentos sem parar…

  • Genivaldo:

    Em minha cidade existem inúmeros portais de entrada e saida de Ovnis, varias pessoas já forão filmadas por esfera de luz que entra e sai das casas, uma coisa sei eles estão aqui e falta pouco para se mostrar a todos do planeta, uns são bons e outros são das trevas acreditem quem quizer.

  • ALEXANDER HERRMANN:

    Observem os textos da própria matéria:

    Agora, um cientista propôs uma TEORIA…

    O cientista afirmou que quando se junta INEXPLICÁVEIS FENOMENOS ATMOSFÉRICOS, talvez de natureza elétrica, com a psicologia humana e o desejo de ver alguma coisa…

    A IDEIA do astrofísico é de que uma das bolas de fogo observadas no céu pode ter momentaneamente desencadeado uma conexão elétrica entre a alta atmosfera e o solo, fornecendo energia para um raio esférico aparecer acima das colinas…

    TEORIA, FENOMENOS ATMOSFÉRICOS, IDEIA.

    Viram só? Não existe nenhuma prova concreta para estas IDEIAS de “jerico” e que são lançadas como críveis por se tratar de um “CIENTISTA ASTROFISICO” sem ter o que fazer.

    Triste da sociedade que tem que aturar estas “figuras respeitáveis” sem ter condições de defesa.

    “Bolas de fogo” e “estrelas cadentes” que pairam por minutos ou horas. Como este “exímio cientista” explica?

    A VERDADE SOBRE O TEMA UFO É MUITO DIFÍCIL DE UMA PESSOA PROVAR SEM PASSAR POR PRESSÕES DO PODER POLÍTICO E DA SOCIEDADE QUE ESTÁ A MENTE MANIPULADA POR NOTÍCIAS COMO ESSA.
    EINSTEIN PASSOU POR MUITOS PROBLEMAS TAMBÉM POR CAUSA DA IGNORANCIA DA CLASSE CIENTÍFICA DE SUA ÉPOCA, E DISSE: A MENTE QUE SE ABRE À UMA NOVA IDÉIA JAMAIS RETORNA AO SEU TAMANHO ORIGINAL.

    NÃO ACEITEM AS NOTÍCIAS EMITIDAS PELOS MEIOS TRADICIONAIS QUE ESTÃO SEMPRE À SERVIÇO DO PODER GOVERNANTE.

    LIBERTE-SE DA MANIPULAÇÃO INTELECTUAL.

  • Eron:

    Não acreditar em ovnis é o mesmo que sermos infantis pois, eles estão ai, mesmo antes do homem surgir no planeta!

  • URSINHOPIMPS:

    Não adianta argumentar com céticos.. até que lhe provem o contrario pq é a unica coisa que eles se baseiam é na ciencia. e a ciencia como um mecanismo de aprendizagem humano, esta longe de ser algo livre de erros. por mais meticuloso que seja a experiencia ou seja la o que for estudado.

  • clarice:

    raios, raios, e mais raios!!!! ora ora raios…..ksksksksks

  • Douglas:

    Raios bola são um fenômeno muito raro, é mais facil virar presidente dos Estados Unidos do que ver um desses no ceu.

  • astro venger:

    Para Jack W. Szostak, ganhador do Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina do ano passado, dados da Nasa não são convincentes. Dr. Szostak explica que a substituição de arsênico por fósforo é quimicamente improvável, uma vez que os compostos formados se quebram rapidamente na presença de água. “As afirmações do trabalho são completamente infundadas por seus dados. Não há um único experimento em que eles tenham isolado um metabólito ou uma molécula específica mostrando que o arsênico substituiu o fósforo”, completou. O cientista destaca que o nível detectado de arsênico no DNA é extremamente baixo tanto para as células que cresceram com fonte de arsênico quanto para as que cresceram com fonte de fósforo. Contaminação de reagentes usados nos experimentos provavelmente explica o pequeno aumento de arsênico no DNA das células que cresceram com arsênico. “Deve haver contaminação pois eles observaram arsênico até no DNA das bactérias que cresceram só com fósforo”, disse.

  • ShadowsAV:

    “Com a psicologia humana e o desejo de ver alguma coisa” putz depois disso eu até parei de lê, maluko…

  • sillas:

    Um raio não é feito de matéria e sim energia, então, curvas de 90 graus e altas velocidades são possíveis sim, raios bola não são raios normais, são muitos raros, e para quem não sabe, até mesmo os raios normais não são completamente compreendidos e ainda apresentão questões em aberto.
    http://www.youtube.com/watch?v=gt1A01V2D2Y

  • Peter Limer:

    Cientistas Americanos não sabem e nunca vão saber nem as coisas mais simples que ocorrem na atmosfera terrestre. Quando não sabem o que dizer falam essas babozeiras todas que aí está.

  • Mister_X:

    Para mim os discos voadores existem, mas sem fantasiar como muitos fazem, não passam de aeronaves militares secretas. Atualmente 90% dos cientistas do mundo trabalham no desenvolvimento de tecnologias militares, os ingleses por exemplo criaram um escudo de força parecido com aqueles dos filmes star wars e também desenvolveram um tanque de guerra que fica invisivel, utilizando um sistema de cameras, e agora o responsável pelo projeto diz que o próximo passo é fazer o mesmo, mas sem as cameras, os americanos estão desenvolvendo uma tecnologia que vai utilizar nanorobos para reconstituir o corpo dos soldados caso eles percam alguma parte de seu corpo em conflito, mas isso é apenas o que é divulgado, imaginem as tecnologias secretas, por exemplo no youtube tem um video feito por um usuário que enquanto filmava de longe a área 51, um objeto levanta voo a partir da base e permanece pairando sobre o ar e faz rápidos movimentos de um lado para o outro, possivelmente são eles testando existem também um documentário em que eles entrevistam ex-funcionários da area 51, onde eles afirmam que o governo americano está desenvolvendo estas tecnologias, e os produtores quando pesquisam sobre a vida desses funcionários decobrem que o governo apagou tudo sobre eles, como se eles não existissem, para quem não sabe os tipos de tecnologias que já sairam da area 51, tem uma que é muito famosa, o avião invisivel a radar, o B-2, que foi desenvolvido na década de 50, e era negado pelo governo americano até recentemente, quando eles assumiram que ele realmente existe, lembro-me de um caso no Ceará, onde uma mulher diz ter sido abduzida e abusada por “ets”, e ela teve um filho, fruto desse abusp, mas fala sério, é biológicamente impossivel duas espécies diferentes, terem um filho, é lógico que quem estava naquela nave era humano.

    Os governos apenas querem despistar, algo que eles mesmos fazem.

  • Elizabeth:

    Quando estive em Niterói, vi(à noite) um objeto com luzes que piscavam e foi em direção ao mar. Ele baixou, depois subiu de novo e mudou de rota.
    Será que raios ou meteoros são teleguiados para fazer isso?
    Eu não vi isso sozinha, tinha mais 32 pessoas do meu grupo que viram e mais o pessoal local que também viu.
    Ou seria uma ilusão de ótica coletiva?

  • VINCO:

    … ” eu não sou contra nem a favor… muito pelo contrário!… ” KKKKK

  • VINCO:

    É CY…

    Que ótima descoberta q vc fez… ” Pode ser e pode não ser “, né ? ainda bem que não existe meio termo, senão nós tava mais fudido ainda…rsrsrsrs

  • VINCO:

    Entrem no meu orkut: vinco biruta, sejam meus amigos lá tb,

    Vou fzer uma comunidade de pesquisa cientifica amadora, com projetos simples mas muito legais, por ex.; Balão de hélio como aquele cara fez e tirou fotos da terra, vai ser nosso wallpapers, foguetes de açucar ( + nitrato de potassio,etc.; ) plataforma do foguete de açucar para lançamento a partir de 120.000 pés daonde joe kittinger pulou ( 33 km ) tenho homologação técnica,telescopios, astronomia, webcan em infravermelho, laser optico que queima, etc…

  • Cy:

    Pde ser, pode não ser…

  • Gener Silva:

    – Descobertos fenômenos que podem explicar “aparições de OVNIs”
    Bem que o título mais real, adequado e verdadeiro ao de cima, seria, “Descoberto fenômeno denominado raios bola, que podem explicar ‘algumas’aparições de OVNIs”
    Claro que o engano e a confusão existe para o leigo, mas, para o ufófilo ou ufólogo…, só rindo !
    Raios bola não é nenhuma novidade há muitos anos.
    Esta teoria já está superada há tempos e quem persiste nela está totalmente desatualizado.
    Gener

  • Eddy:

    Pois é, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
    Me alivia ver que os comentários estão despertos. Reflexo de que ninguém é tonto.
    É com muito pesar que vejo a “imprensa livre” continuar “sendo proibida” de colocar a boca no trombone.
    O temor do governo de revelar que não todos os que nos visitam ou coabitam são evolucionados em todos os níveis, faça com que continuem ocultando TUDO pelo temor a não poder responder algumas perguntas e desatar um caos social por isso. Até entendo. O que não entendo, é quando os que estão no governo dominados ou dirigidos por estes outros seres claramente, digamos, subdesenvolvidos social e anímicamente, continuam um plano de exterminação ou controle populacional. Pensam eles realmente que depois vão ter vantagens sociais frentes o domínio “legal” dessas outras raças?
    Realmente pensam que uma vez o equilíbrio legal tenha sido afetado, vão ter uma vida tranquilinha? Vão ser lixo.
    Existem leis que não podem ser evitadas!!! E cada um viverá de acordo às decisões tomadas. Sem juízos… é um processo natural.
    São livres para tomar decisões. MAIS NÃO SÃO LIVRES PARA MODIFICAR AS CONSEQÜÊNCIAS DESSAS DECISÕES.

  • Katarina:

    Alguem aí já viu os filmes com uma nave mãe soltando várias bolinhas de luz ? No caso essas bolhas “cientificamente falando” dão a luz a outras bolhas é isso? Outra coisa cientifica é que segundo eles os “doutores”, todos os abduzidos são loucos pirados. Será que não está na hora de abrir um novo tipo de manicômio internacional, só para tratar quem acredita, vê ou é abduzido por ovnis? Pelo jeito essa é a mais nova pandemia mundial, e é mais grave que que a H1N1 e está se alastrando!!! Contamina até filmadoras e máquinas fotográficas, gente !!!! Que perigo!!!!

  • VINCO:

    Verner Becker, muito prazer conhecê-lo,

    Eu não falei nada pra não parecer defender o meu lado, mas também vi, sei o que vi, e mais gente viu. E eu sou formado tecnico de manutenção aeronáutica ( aolado do aeroporto de ctba Afonso pena ). Existem sim outras máquinas voadoras e não tem quem me prove, duvido que me provem que são fenomenos, eu adoro voar e conheço muitas máquinas e estudo ufologia e tenho um ceticismo cuidadoso para não se iludir. Mas que tem a parada lá em cima,tem.Tb fui montanhista muito anos e vi altas paradas que não são aviões, satélites ou raios, ou sei-la…

  • astro venger:

    Como os nobres colegas estão observando concordo que algumas pessoas podem confundir, mas é realmente ridículo atestar que tais fenomenos são “explicações óbvias” para a realidade ovns. As variações dos avistamentos e das experiências não seguem um padrão astrofísico previsível como é o caso dos ráios bola. Os ovns são vistos por astronaltas e cosmonaltas fora da nossa atmosfera, no espaço. Também se assim fosse, porque a NASA manteria o SETI funcionando já por mais de 50 anos! Para mim essa teoria é desnecessária e abre um debate que talvez interesse aos climatologistas.

  • verner becker:

    Ah é assim. Os cientistas céticos querem ter razão sempre e a explicação por mais estapafúrdia que seja é largada para tentar ocultar a verdade sobre a existência dos OVNIS. Eu sei o que eu vi e não foi nenhuma bolha de gás, e por oportuno, foi à luz do dia.

  • VINCO:

    ATENÇÃO !

    Só é E.T se oraio for em forma de co-ra-ção…ai-ai…
    Cientista Boiola !

  • VINCO:

    Só pra cara deste Cientista maluco ! Ele é um cético que quer reforçar o lado dele,( isso se não estiver sendo pago pra propor isto,há muitas perguntas sem respostas dos governos… )
    EU ATÉ POSSO ACREDITAR EM OVNI, E TAMBÉM ATÉ POSSO NÃO ACREDITAR, MAS ACREDITAR NESTE LOCO É MUITO DIFÍCIL, acho que a teoria dele é mais difícil do que existir vida em outro planeta. Vai querer explicar tudo locão ???

  • reginaldo:

    ESTE CIENTISTA ASTROFÍSICO, COM CERTEZA É UM COMEDIANTE QUE QUER APARECER, OU É MALUCO. FOGO FÁTUO É FOGO FATUO, BOLHA DE GÁS É BOLHA DE GÁS, RAIO É RAIO E DISCO VOADOR, OVNI, NAVE EXTRATERRESTRE, É NAVE EXTRATERRESTRE. UM PAPAGAIO ENTENDE MAIS DE CIÊNCIA E ASTRONOMIA QUE ESTE MALUCO INAPTO.

  • Theo:

    A aids segundo a teoria que eu conheco, nos macacos, é algo que o organismo deles tolera, e a doença não se desenvolve, qquer macaco aidetico, esta na verdade, saudável…

  • Marcos:

    Olá a todos !
    JC Pantoja, quem tem que acordar para esta nova realidade são os cientistas e não nós !
    Quem difunde a idéia de que somos os únicos seres (e “inteligentes”, ainda por cima) deste imenso Universo, são os cientistas. Não sei se por medo, se obedecendo ordens ou por convicção mesmo, eles insistem nesta tese de que somos os únicos por aqui, ignorando ou acobertando milhares de evidências do contrário …
    Legal sua citação sobre os “defeitos” que ocorrem nos artefatos enviados a Marte – tem cada um super-legal !
    Abraços

  • serico115:

    Perdoem e façam favor de relevar o erro final : chamando

  • serico115:

    Curioso mesmo como tantas pessoas que, estou em crer muitas delas nem têm a noção da verdadeira dimensão da investigação que é feita a nível de ciência, se apresentam com teses tão peremptórias, quase , e às vezes até sim, camando de mentes atrasadas a quem não vê as coisas do jeito deles!!!!! Mas como diz o adágio: para palavras loucas orelhas moucas.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Meninos, voces tem razão ! Não dá para explicar o que voces mencionaram e muito menos as aparições nos radares, seja em terra, seja em aeronaves (militares, inclusive).
    Tem cientista que acha que somos idiotas …Tsc Tsc Tsc …
    Abraços

  • ira:

    É,de vez em quando surgem varias explicações da era primitiva,ate se duvida que tenham lançado uma esplicação tão infantil.
    JC PANTOJA ESTÁ CERTO.
    MAS,AS COISAS SEMPRE PARTEM DO LADO AMERICANO DO NORTE OU SEUS ALIADOS,AFINAL,NÃO É FACIL PERDER A HEGEMONIA FICTICIA DA NASA E OUTROS ORGÃOS ESTATAIS AMERICANIZADOS.
    QUEM DEVE RIR, E MUITO, DESTAS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS AMERICANIZADAS SÃO OS MONGES TIBETANOS.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    E A AIDS QUE DIZEM QUE VEIO DOS MACACOS, TADINHO DOS MACACOS, ELES MORRERAM OU AINDA ESTÃO AIDÉTICOS? VAMOS FALAR A VERDADE.

  • Leandro M L:

    Estas informações já são conhecidas deste há muito tempo.
    Pesquise por Raio Globular e Foo Fighter:

    * http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_globular
    * http://pt.wikipedia.org/wiki/Foo_fighter

  • jocax:

    só falta explicar como essas bolas de fogo fazem curvas de noventa graus, sobem e descem de repente e em altíssima velocidade…

  • JC PANTOJA:

    quiz dizer que os Golfinhos (o Homem aquatico que não deu certo) e os macacos tipo Chipanze, Bonobos e afins são os mais inteligentes seres terrestres DEPOIS de nós “Humanos”.

  • Tomaz:

    Henry, voçê deve estar assistindo muito filme de ficção ciêntifica…..

  • angela:

    cientistas querem ter explicação pra tudo!

  • Túlio:

    … O Universo é muito vasto para existir apenas nós (Seres “racionais”), quem saiba não nesse universo mais em outro haja vida. E se realmente há vida por que continuamos (governo) a escode-la?? Ah talvez seja o medo do estado de que bilhares pessoas possam entrar em estado de crise e o “Estado”, hehe o “Estado” tende a evitar isso pois caso ocorra, a sua economia e a sua “moral” cairá.
    Devemos saber ainda que não estamos sozinhos, no Universo é só uma questão de tempo para encontrarmos vida extraterrestre,quem sabe já não encontramos.

  • crystem:

    boa Henry

    quero ver eles explicarem isso…

    esses povos querem de um jeitoou de outro esconderem a verdade.

  • Henry:

    Agora só precisam explicar os meteoros que param, aceleram, fazem curvas, saem de dentro do oceano, mudam de cores em padrões, planam sobre casas e etc.

Deixe seu comentário!