Ícone do site HypeScience

Diabetes: remédio para emagrecer pode ajudar no tratamento

 

O medicamento que emgrece, combate a diabetes e abaixa o colesterol

A diabetes, bem como a obesidade, é um dos grandes problemas de saúde mundiais. E um grupo de pesquisadores, à procura de uma solução para a obesidade, acabaram esbarrando em uma solução que pode ser igualmente eficiente para casos de diabetes.

Um grupo de pesquisadores à procura de um medicamento eficaz contra a obesidade desenvolveu uma substância que age no emagrecimento e também reverte a diabetes e abaixa os níveis de colesterol. O medicamento fatostatin (fantostatina) impede que o corpo produza gordura e foi desenvolvido por cientistas dos Estados Unidos e Japão. Depois de quatro semanas utilizando a substância, ratos de laboratório perderam 12% de peso e tinham taxas de açúcar no sangue 70% menores.

Embora a princípio os pesquisadores estejam animados com a descoberta, testes só foram realizados em ratos, e os resultados com os roedores e com humanos é muito diferente. Entretanto, Salih Wakil, da Faculdade de Medicina do Texas, afirma que a substância já foi patenteada e que os cientistas estão à procura de uma empresa farmacêutica disposta a desenvolver o medicamento. Wakil afirma estar muito otimista com os resultados da fatostatina em humanos, por a substância ter uma molécula pequena, o que deve ajudar para que seja absorvido em pílulas.

O medicamento funciona agindo sobre as proteínas responsáveis por ativar os genes que produzem colesterol e ácidos graxos. “O fatostatin bloqueou o aumento de peso e o acúmulo de gordura em ratos obesos, mesmo com a alimentação sem controle”, afirmam os pesquisadores. A pesquisa mostrou que o medicamento age sobre 63 genes diferentes.

O próximo passo, de acordo com Wakil, é realizar testes em coelhos. A substância também pode ter efeitos sobre células do câncer de próstata, o que pode ajudar na compreensão sobre a ligação entre o câncer de próstata e a obesidade. [MSNBC]

Sair da versão mobile