Dislexia: nova descoberta pode levar a tratamentos

Por , em 9.09.2012

O período de alfabetização das crianças é o momento mais fácil de identificar a dislexia, pois quem apresenta o transtorno mostra dificuldades de aprendizado na área da leitura e escrita. Para essas pessoas, aprender a ler e escrever não é uma tarefa fácil, o que prejudica os estudos e até mesmo a vida social. A dislexia na infância e na vida adulta tem poucos tratamentos efetivos na atualidade, principalmente porque as causas do transtorno sempre foram obscuras. Mas pesquisadores alemães deram um grande passo para a compreensão da causa da dislexia, o que pode levar a tratamentos eficazes no futuro.

Uma nova pesquisa feita no Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências Cerebrais, em Lípsia, na Alemanha, demonstrou que o mau funcionamento de uma estrutura do cérebro que processa os sons da fala pode ser a principal causa da dislexia. Uma deficiência no núcleo geniculado medial do tálamo, que é um centro de organização cerebral, pode ser o causador do transtorno que afeta entre 5 a 10% de todas as crianças do mundo.

Esse mau funcionamento cerebral leva a um baixo nível de processamento de linguagem. A estrutura que transfere as informações auditivas para o córtex não funciona corretamente, gerando dificuldade para processar e entender os sons da fala. Os pesquisadores acreditam que a descoberta da causa do problema é o primeiro passo para chegarmos a um tratamento de sucesso em breve. [MedicalXpress/Isaúde]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Alberto Ramos:

    eu só queria saber como posso diminuir o dislexia….
    pois nós somos olhados outra maneira gozam com nós , chamamos burros porque não cabemos falar e ler , pois eu tive lutar muito para aprender ler e escrever mesmo assim ainda
    não consigo pronunciar as palavras bem , só queria saber qual é uma boa técnica para falar melhor!, abraço a todos!…

  • Clara Telis:

    Um grande passo ,espero que as pesquisas se mostrem prósperas.Quem sofre de dislexia ,sofre preconceito ,tenho uma prima assim ,era um terror fazer ela ir pra escola ,ou fazer novos amigos ,conhecer lugares,as pessoas não entendem ,e não sabem distinguir Dislexia e ”Burrice”.

Deixe seu comentário!