Além de ser um problema que afeta e maltrata muitas crianças, aquela dorzinha de ouvido chata pode causar desde vertigem até surdez. Agora, cientistas australianos estão ligando dor de ouvido à inabilidade de algumas crianças de sentir certos gostos.
As pessoas que sofrem com distúrbios no paladar perdem a habilidade de saborear comida e tudo aquilo que a acompanha.
“Essas pessoas perdem a alegria de comer com outros à mesa. Você se sente deixado de lado”, disse a pesquisadora Marion Frank, especialista em paladar e olfato da Universidade de Connecticut. “Eles temem que sua vulnerabilidade levaria à isolamento social”.
Além disso, essas pessoas podem ter enfrentado outros problemas médicos que aumentam seu sentimento de solidão. Machucados na cabeça, por exemplo, pode fazer com que as pessoas percam os sentidos de paladar. Gripe, quimioterapia, problemas na tireóide, câncer e doenças neurodegenerativas podem roubar a habilidade das pessoas de sentir cheiros e gostos, disse o médico Robert Henkin.
O estudo australiano revelou outro culpado: as infecções de ouvido. Os pesquisadores verificaram que de 10 a 12 % das crianças estudadas tinham distúrbios no paladar, e muitas não conseguiam detectar gostos doces. “O nervo que está na frente da língua para sentir gostos passa pelo ouvido, e ele pode ser destruído se há um inchaço ou muitos líquidos por ali, principalmente em crianças”, disse Marion. “Este é um fenômeno bem documentado”.
A boa notícia é que existem tratamentos. As terapias incluem hormônios, estimulação magnética do cérebro, vitaminas e até cirurgia, disse Henkin. Segundo ele, a maioria dos pacientes não teve os nervos danificados como previam seus médicos. “Nós podemos ajudar essas pessoas, os problemas podem ser avaliados e tratados”. [MSNBC]