O que dá mais dor no pé: ficar parado ou andando?

Por , em 4.10.2015
Agora você já sabe. Vamos se mexer que dói muito menos!

Trabalhar em pé, ficar em uma fila… Qualquer um que permanece parado muito tempo, na vertical, sabe que isso é muito mais cansativo do que andar a quantidade equivalente de tempo.

Por quê?

1. Dor no pé aparece porque cansa as pernas cansam mais quando você fica parado

Primeiro, quando você fica parado de pé, suas pernas não estão descansando, mesmo que elas estejam apenas apoiando o seu peso. Em vez disso, seu corpo oscila muito ligeiramente. Para mantê-lo na posição vertical, alguns músculos estão constantemente trabalhando, fazendo pequenos ajustes que você provavelmente não está consciente.

Por outro lado, quando você anda, seu peso é distribuído em mais grupos musculares.

Os músculos dos braços ajudam a impulsionar o movimento, os músculos do abdome ajudam a manter o nosso corpo estável, os músculos do bumbum completam seu passo, e as pernas e as coxas conduzem toda esta orquestra muscular.

2. Andar permite pequenos intervalos de descanso

Em segundo lugar, quando você está parado, cada pé e perna suportam cerca de metade do peso do corpo, sem descanso.

Por outro lado, ao caminhar, cada vez que um pé é erguido, os músculos que anteriormente ajudaram a te equilibrar fazem uma pausa conforme você dá os passos. Embora seja muito pequena, isso totaliza cerca de metade do tempo que é mais ou menos um estado de repouso necessário para levantar o pé do chão.

3. Ficar parado é ruim para a circulação

Em terceiro lugar, quando você está parado, os vasos sanguíneos e linfáticos ficam inundados em seus pés, panturrilhas e tornozelos, porque o seu coração não consegue bombear o sangue de forma eficiente para o resto do corpo a partir de seus pés por si só. É por isso que, se você ficar parado em um lugar por longos períodos, pode perceber que seus pés e pernas incham um pouco.

Como o coração não está à altura de executar esta tarefa de forma eficiente, ele depende, em parte, de contrações musculares que ocorrem quando você caminha e se movimenta. Assim, quando você está parado em algum lugar, seus músculos estão recebendo menos oxigênio e outras coisas que eles precisam para operar com a máxima eficiência em comparação com quando você anda.

4. Ficar parado concentra o peso no mesmo lugar

Em quarto lugar, quando você está parado em pé, toda a carga do seu corpo repousa sobre o mesmo lugar – a parte inferior de seus pés, e em particular sobre os tornozelos. Isso não acontece quando você anda. O movimento estimula diferentes partes de seus pés e divide o peso lugares diferentes.

5. Ficar parado é chato pra caramba

Em quinto lugar, as posições que a gente tem que ficar em pé são muitas vezes mais chatas do que ficar andando.

Sem nada para ocupar sua mente, seus pensamentos podem acabar se concentrando muito mais em como você está cansado e quanto seus pés doem. Por outro lado, ao caminhar, seu cérebro fica mais ocupado, já que você deve avaliar constantemente a situação e evitar obstáculos. Assim, a posição pode também parecer ainda mais cansativa apenas porque você fica mais consciente de como suas pernas e pés estão se sentindo.

6. O corpo não gosta de ficar parado

Em sexto lugar, se você andar rápido o suficiente (ou correr), seu corpo vai liberar neurotransmissores, incluindo adrenalina, que fazem você se sentir melhor e bombeiam seu coração mais rápido, fornecendo mais oxigênio para os músculos e cérebro, bem como endorfinas que melhoram o humor. [gizmodo]

dor no pé

Agora você já sabe. Vamos se mexer que dói muito menos!

2 comentários

  • Cesar Grossmann:

    E se ficar “de cócoras” à moda oriental (com as plantas dos pés inteiramente apoiadas no chão)?

  • Rafael Carvalho:

    Sugiro outro artigo complementar a este, sobre a dor ao ficar sentado por muito tempo, especialmente em poltronas de viagens econômicas.

Deixe seu comentário!