Dormir até tarde de fim de semana deixa você mais cansado durante a semana

Por , em 12.09.2012

Um novo estudo da Universidade do Sudoeste do Texas (EUA) descobriu que dormir até mais tarde no fim de semana não recupera o sono perdido durante a semana; na verdade, deixa as pessoas ainda mais cansadas e torna mais difícil para elas acordar na segunda-feira.

“Um grande mito da privação do sono é que dá para recuperar o atraso da semana no fim de semana”, explica o Dr. Gregory Carter, especialista em medicina do sono.

Porém, o que o estudo concluiu foi que as horas extras na cama interrompem o ciclo circadiano, que regula o relógio biológico interno. Como o ciclo dura cerca de 24 horas, a permanência na cama por mais tempo do que o normal no fim de semana confunde o relógio do corpo, resultando em maior cansaço quando as pessoas tentam voltar ao seu padrão normal.

Dormir mais cedo x acordar mais tarde

O corpo é capaz de acomodar um atraso de até uma hora no relógio circadiano. No entanto, atrasos de até duas horas ou mais acabam com a sincronia do organismo. Isso significa que dormir até tarde no domingo com certeza vai impedir que você consiga dormir cedo no mesmo domingo e vai ser ainda mais difícil sair da cama na manhã seguinte – a segunda de trabalho.

O Dr. Carter explica que a abordagem mais eficaz é ir para a cama mais cedo, em vez de dormir até tarde no fim de semana, a fim de obter a quantidade ideal de descanso (as oito horas por noite) e continuar acordando no tempo normal.

Mas quem é que consegue dormir cedo no sábado, não é mesmo? Se não conseguir, pelo menos levante normalmente no domingo, para dormir mais cedo e acordar normalmente na segunda-feira.

Outro alerta é contra a soneca: nada de descansar apenas “mais alguns minutinhos” depois de uma noite mal dormida. Ficar enrolando para levantar pode fazer as pessoas se sentirem piores do que simplesmente sair da cama.[Telegraph, i4u, DailyMail]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    essa matéria faz sentido, pois não é atoa que dizem que segunda feira e o dia da ressaca, ironicamente pra muitos o dia da preguiça, mas pra quebra esse tabu, e sair da rotina, seria necessário cumprir uma regra disciplinar optando por uma mudança…,mas na realidade,essa rotina muitos já se acostumaram.

  • Cesar Grossmann:

    Acho que uma prática de alguns países como a Argentina deveriam ser adotadas globalmente, que é a “sesta”, ou seja, um período de descanso no meio do dia, após o almoço.

    Chega a hora da canícula, e todos os mamíferos de bom-senso estão escondidos, cochilando, só o homem se mete a procurar o banco para pagar contas…

Deixe seu comentário!