Baixar música pirata grátis fere a indústria fonográfica e os artistas.
De acordo com a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry ou Federação Internacional da Indústria Fonográfica) a indústria fonográfica faturou U$3,7 bilhões em downloads de músicas digitais em 2008. Infelizmente isto representa apenas 5% das músicas baixadas que as pessoas pagaram.
Este é apenas um número aproximado já que é muito difícil quantificar as transações efetuadas ilegalmente, mas o relatório da IFPI estima que apenas uma a cada vinte músicas baixadas é comprada legalmente.
Seriam mais de 40 bilhões de músicas compartilhadas ilegalmente em 2008.
Este é o maior desafio para os artistas e para a indústria fonográfica, pois é um grande potencial de capital que simplesmente não vai para os seus bolsos.
A IFPI também afirmou que a renda do mundo da música em nível mundial caiu 7%.
A importância da indústria fonográfica poderia forçar governos a criarem leis drásticas e draconianas no futuro contra o download de músicas ilegal, por isso, segundo a IFPI é fundamental que os provedores colaborem nos esforços de barrar o compartilhamento ilegal de músicas. “Aumentar as vendas na internet mostraria que a indústria das gravadoras pode ganhar do compartilhamento ilegal de arquivos”, afirmou um ponta-voz. [BBC, Relatório IFPI]