Cientistas REJUVENESCEM cérebro e tecido muscular

Por , em 17.05.2015

Pesquisadores descobriram uma droga molecular que poderia “rejuvenescer” o tecido cerebral e muscular.

A capacidade das células-tronco adultas de se renovar diminui à medida que envelhecemos. No entanto, cientistas descobriram uma técnica que pode mantê-las jovens.

O novo estudo interrompeu com sucesso a atividade de um fator de crescimento em ratinhos, que os pesquisadores já sabiam que afetava a capacidade de uma célula-tronco de se regenerar.

TGF-beta 1

Pesquisas anteriores mostraram que alterações moleculares em um microambiente de células-tronco contribuem para a capacidade dos tecidos de reparar os danos e manter a homeostase. Os cientistas notaram que o fator de crescimento TGF-beta 1 desempenhava um papel importante no envelhecimento de várias células estaminais.

Assim, no seu estudo, eles reduziram a atividade do TGF-beta 1, inserindo bloqueadores genéticos no cérebro de ratos velhos. Como resultado, a regeneração de tecidos de células-tronco foi “melhorada” nos animais.

“Com base em nossos trabalhos anteriores, o TGF-beta 1 parecia ser um dos principais culpados em envelhecimento de tecidos”, disse o coautor do estudo David Schaffer, diretor do Berkeley Stem Cell Center (nos EUA). “Essa proteína envelhece múltiplas células-tronco em órgãos distintos, tais como cérebro, pâncreas, coração e músculo. Esta é a primeira demonstração de que podemos encontrar uma droga que faz com que ela se comporte rejuvenescendo tais órgãos”.

Os resultados

A equipe de pesquisa injetou uma pequena molécula chamada Alq5, uma inibidora de quinase conhecida por reduzir a influência de TGF-beta 1, no sangue de ratos velhos uma vez por dia durante 11 dias. Os pesquisadores descobriram que a molécula tinha “animado” a capacidade das células-tronco de regenerar o cérebro e o tecido muscular nos animais.

Eles esperam que o estudo resulte em tratamentos eficazes para combater várias doenças degenerativas relacionadas à idade. [IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!