Ícone do site HypeScience

É possível conseguir eletricidade grátis usando moedas?

Seu dinheiro anda valendo pouco? Jonathon Keats construiu um circuito elétrico que é completamente abastecido por íons que passam de moedas americanas para chinesas.

“Dinheiro é naturalmente instável”, afirma. “Eu olho para essas flutuações como mais do que uma abstração. Na verdade estou pondo o dinheiro para trabalhar”. Entre os outros projetos um tanto incomuns de Keath está um cinema pornô para plantas, com exibições de polinização.

As moedas chinesas são feitas de alumínio, enquanto as americanas são banhadas em cobre. Os dois metais passam por uma corrosão galvânica quando submergidos em um eletrólito – uma substância rica em íons (como a água do mar). A movimentação de íons e elétrons gera eletricidade, que pode ser direcionada.

“Com a configuração atual, podemos gerar 18.7 volts”, comenta. Isso é suficiente para alimentar três calculadoras.

“São fabricadas bilhões de moedas por ano. Com um pouco de terra e um bom acesso ao oceano, você poderia operar o último supercomputador da IBM. Ou vários iPhones”, afirma Keats. No caso do computador, seriam necessários 600 milhões de pares de moedas. Mas se você tivesse 600 milhões de moedas, as usariam para isso? [Life’sLittleMysteries]

Sair da versão mobile