Ícone do site HypeScience

É seguro andar descalço pelas ruas da cidade?

Seu avô provavelmente comenta sobre os velhos tempos em que ele andava descalço sem se preocupar pelas ruas da cidade. Nos tempos atuais não dá para fazer isso. Ou dá?

A sua preocupação é que, claro, as ruas são sujas. Mas de acordo com Daniel Howell, biólogo da Liberty University, na Virgínia, que andou descalço grande parte dos últimos anos, a sujeira existe, mas não é com o que você deve se preocupar.

Os germes irão se impregnar na sola dos seus pés. Mas fazer com que eles encostem em sua pele não causa nenhuma infecção. As bactérias infectam quando entram através de um corte, ou de outra cavidade, como a boca e os olhos.

Então se você quer andar descalço e não se importa com a sujeira, você pode! O grande problema não é apenas sujeira, mas objetos perdidos na rua que podem causar cortes e fazer com que bactérias entrem em seus pés, como cacos de vidro ou pregos, por exemplo.

No entanto, algumas pessoas adeptas de andar descalças afirmam que, em alguns casos, pisar em um objeto quando se está sem sapatos pode ser menos prejudicial. Isso porque dá para sentir o objeto antes que ele penetre nos pés, o que não acontece quando se está usando um sapato – um prego, por exemplo, poderia perfurar a sola do sapato e entrar na sola dos pés mais “facilmente”.

Para Cody Lundin, no entanto, que anda descalço pelas ruas de Nova York há mais de 20 anos, o maior problema não são os pregos ou a sujeira – mas sim o cocô de cachorro. Embora ninguém se machuque por pisar em um e, se não houver cortes em seus pés você não estará sujeito a nenhum problema de saúde, para Cody é preferível pisar em um cactus do que nas fezes. E grandes cidades são um grande concentrado delas. “Já pisei nos cocôs molhados, nos mais firmes, mas é insuportável de qualquer forma”. [PopSci]

Sair da versão mobile