Ícone do site HypeScience

É verdade! Templo budista e hindu é inspirado em filmes de ficção científica

Matrix, Batman e Avatar. O trio da cultura pop estadunidense não possui nenhuma relação com templos budistas tailandeses, certo? Bem, talvez não com a maioria deles, mas o templo de Wat Rong Khun, em Chiang Rai, na Tailândia é uma excessão à regra. Logo de cara, percebe-se que este não é um lugar santo como os outros encontrados por lá.

Em 1997, o artista local Chalermchai Kositpipat se ofereceu para realizar o trabalho na área comum de convivência do templo bancando-o com suas próprias despesas. Mas ele mudou o plano original de forma tão drástica que o local começou a atrair tanto nativos quanto turistas, curiosos para ver o que o artista aprontava.

Assim como a catedral da Sagrada Família de Barcelona, o templo nem um pouco convencional – que é tanto hindu quanto budista – ainda está em construção e alguns dizem que não será concluído nem nos próximos cem anos.

Wat Rong Khun é inteiramente branco, para simbolizar a pureza de Buda. Os espelhos usados ​​representam a sua sabedoria, que “brilha em toda a Terra e em todo o Universo”. Há também uma ponte impressionante sobre um mar de mãos humanas, que tentam alcançar o céu. Mas talvez a coisa mais interessante sobre o templo seja sua obra de arte interior.

As imagens são pintadas em tons de dourado, representando animais sagrados e naves espaciais. Isso mesmo, aeronaves futuristas pilotadas por robôs, além de super-herois como o Super Homem em pleno voo. Dentre os outros personagens conhecidos representados no templo estão o Predator, Neo de Matrix, o Homem-Aranha, Batman, e até mesmo as criaturas do filme Avatar.

Wat Rong Khun definitivamente não é um templo convencional, mas vale a pena conhecer sua bela e arquitetura alucinantes, além de, claro, um dos mais estranhos murais interiores que você pode encontrar no mundo todo.[OddityCentral]

Sair da versão mobile