Ícone do site HypeScience

Eadweard J. Muybridge, inventor do projetor de filmes, homicida

O Google está comemorando o 182º aniversário de Eadweard J. Muybridge, (o J. é de James) — o homem responsável por criar o primeiro projetor de filmes — com um novo Google Doodle (abaixo).

Ele foi um homem de diversos nomes, dentre eles Edward James Muggeridge, Eadweard Maybridge (como em sua lápide); porém seu nome mais popular foi Eadweard Muybridge. Eadweard foi o criador do zoopraxiscópio, o primeiro projetor de filmes da história que demonstrou a imagem de um cavalo a galope em 1879.

Eadweard J. Muybridge foi menos famoso pelo assassinato de um amante de sua esposa, homicídio do qual foi julgado inocente, pois na época era considerado justificável.

O experimento chamado ‘Sallie Gardner à Galope’ foi realizado para provar que todas as patas de um cavalo (neste caso uma égua) saem simultaneamente do ar chão durante o galope com uma série de 24 fotografias exibidas em série com o zoopraxiscópio de Eadweard. O zoopraxiscópio consiste em um disco circular com uma sequência de imagens que quando gira dá a impressão de movimento. O equipamento serviu de inspiração para a nova geração de projetores de filmes de Thomas Edison e William Dickson.

O Google Doodle funciona da mesma maneira que o disco de Eadweard sequenciando doze frames de Eadweard dando a impressão de movimento com o uso de JavaScript.

Veja o 12 frames originais:

Conheça o Zoopraxiscópio:

Sair da versão mobile