Efeito do CO2 no clima é “superestimado”

Por , em 27.11.2011

Um novo estudo sugere que as temperaturas globais podem ser menos sensitivas à concentração atmosférica de dióxido de carbono (CO2) do que pensamos.

Os pesquisadores dizem que as pessoas ainda devem esperar “mudanças drásticas” no clima mundial, mas que o risco é um pouco menos iminente.

Modelos climáticos antigos usaram medições meteorológicas dos últimos 150 anos para estimar o efeito do aumento do CO2.

Desses modelos, os cientistas têm dificuldades em estreitar suas projeções, e ao invés de conseguir um dado único, projetam um campo de temperaturas esperadas, baseado nos níveis de CO2 dos tempos pré-industriais.

A nova análise, que incorpora dados paleolíticos, tenta projetar as temperaturas futuras com um pouco mais de certeza.

O líder do estudo, Andreas Schmittner, da Universidade Estadual de Oregon, explica que ao analisar as temperaturas da era glacial mais recente – 21 mil anos atrás, quando os humanos não provocavam impacto nas temperaturas globais -, o grupo descobriu que esse período não era tão gelado quanto se estimava.

“Isso implica que o efeito do CO2 no clima é menor do que pensávamos”, explica.

Ao incorporar essa nova descoberta, eles foram capazes de reduzir a incerteza das projeções climáticas futuras.

Os novos modelos predizem que, em comparação com os níveis de dióxido de carbono pré-industriais, a temperatura da superfície terrestre vai subir entre 1,7° C a 2,6° C.

Isso é muito menor do que o sugerido pelo Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas em 2007, que seria de 2° C a 4,5° C.

Os autores não afirmam que a influência humana nas mudanças climáticas deveria ser tratada com menos seriedade. Mas sim que para acontecer uma catástrofe gigantes no planeta, nós teríamos que aumentar o CO2 muito mais do que o previsto no futuro próximo.

“Mas nós não queremos que isso aconteça nunca, certo?”, comenta o membro do grupo, Antoni Rosell-Mele. “Pelo menos, já que ninguém está fazendo muito para diminuir as emissões de CO2, temos um pouco mais de tempo”.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Mario:

    Carlos Veiga, muita gente já mudou ou ta mudando, é cada comportamentozinho.

  • Carlos Veiga:

    Os ECO’s das mudanças climáticas analisados com recuo a 21 mil anos.
    Onde está o histórico da actividade vulcânica deste planeta e impacto com asteróedes?
    Que outros fenómenos poderiam no passado influenciar o clima?
    Banhos de raios gama ou outras partículas ainda não identificadas?
    Só falta dizer que somos uns Santinhos e que como todos sabem não fazemos nada…
    Se não mudarmos de actitude o clima MUDA-NOS.

  • Ze da Feira:

    Os ecotarios que ficavam prevendo o apocalipse tomaram !!!! Isso é que da vira massa de manobra. e agora ? e agora ? levaram ! haaaaa haaaaaaa haaaaaarrr ! da proxima vez pensa mais por conta própria ao invés de ir acreditando em qualque coisa que lê. isso é bom pra vocês aprenderem. só dou um desconto porque a maioria é gente nova fácil de embromar. tôma Tôma Tôma. isso é muito bom eu que sempre denfendi que isso de co2 era uma bobagem to rindo agora haaaaaaaaaaa haaaaaaa haaaaaarrrrr! ai que bom huuuuurrruuuuummmmmm. toma otário cambada de ecochato. E te falo mais , só vai pintar noticia assim agora o release mudou ! toma toma toma. ai ai

  • Ze da Feira:

    haaaaa haaaaa haaaaar. os ecotarios que ficavam prevendo o apocalipse tomaram !!!! haaaa haaaaa haaaaar. isso é que da vira massa de manobra. e agora ? e agora ? levaram ! haaaaa haaaaaaa haaaaaarrr ! da proxima vez pensa mais por conta própria ao invés de ir acreditando em qualque coisa que lê. isso é bom pra vocês aprenderem. só dou um desconto porque a maioria é gente nova fácil de embromar. tôma Tôma Tôma. isso é muito bom eu que sempre denfendi que isso de co2 era uma bobagem to rindo agora haaaaaaaaaaa haaaaaaa haaaaaarrrrr! ai que bom huuuuurrruuuuummmmmm. toma otário cambada de ecochato. E te falo mais , só vai pintar noticia assim agora o release mudou ! toma toma toma. ai ai

  • karlloz:

    1,7°c a 2,6°c e eles acham pouco?
    Desse jeito eles vão arruma até
    patrocínio para continua a pesquisa.

    • Márcio M:

      Verdade karlloz. A temperatura hoje já está UM INFERNO, imagine só aumentando essa escala como estão dizendo. O mundo JÁ ESTÁ INSUPORTÁVEL! Abram os olhos!

  • Austregon:

    Esse é apenas um novo estudo que ainda vai ser avaliado por outros grupos de pesquisadores,cautela não faz mal a ninguém.

    • Cesar:

      O sistema climático da Terra é extremamente complexo. Simular os efeitos de gases e aerosóis na atmosfera é algo que pode ser feito, mas tem suas limitações.

      O negócio é fazer o que você diz, esperar o que os especialistas decidirem.

Deixe seu comentário!