Ícone do site HypeScience

Emissões de carbono batem novo recorde

Parece que toda a discussão sobre o aquecimento global não tem surtido muito efeito. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as emissões de carbono relacionadas à energia atingiram um nível recorde no ano passado.

A agência relata que as emissões cresceram novamente após uma queda provocada pela crise financeira em 2009, e terminaram 5% acima do recorde anterior, em 2008.

China e Índia são as maiores responsáveis ​​pelo índice mais elevado, diz a AIE, embora as emissões também tenham crescido nos países desenvolvidos. Esse aumento levanta dúvidas se as restrições previstas para as emissões de gases de efeito estufa serão efetivamente atingidas.

Em uma reunião no ano passado, em Cancun, no México, os líderes de governos mundiais concordaram que profundos e significativos cortes eram necessários para limitar o aumento da temperatura global em 2ºC acima dos níveis pré-industriais.

Entretanto, de acordo com estimativas da AIE, as emissões de CO2 do setor da energia atingiram em todo o mundo o recorde de 30,6 gigatoneladas (ou seja, 30,6 milhões de toneladas) em 2010.

Fatih Birol, economista-chefe da AIE, considerou a descoberta uma “nova oportunidade para acordar”. “O mundo já está incrivelmente próximo do nível de emissões que não pode ser atingido até 2020. Se nosso objetivo continua sendo o de apenas 2ºC de aquecimento, algo deve ser mudado”, acrescentou.

“A menos que decisões corajosas e decisivas sejam feitas muito em breve, será extremamente difícil conseguir alcançar este objetivo global estabelecido em Cancun”, finalizou.[BBC]

Sair da versão mobile