Ícone do site HypeScience

Encontrou brechas de segurança? O Facebook pode te pagar por isso

Ao invés de inimigos, os hackers podem se unir agora para proteger o Facebook: a rede social está dando recompensas em dinheiro para quem encontrar falhas na segurança do site. Só nos primeiros 21 dias do programa, 40 mil dólares (cerca de 63 mil reais) foram gastos com as premiações.

Um único pesquisador na área de segurança foi recompensado com mais de 7 mil dólares (11 mil reais) por encontrar seis graves erros na popular rede social. O valor mínimo pago pela descoberta de uma falha é de 500 dólares (790 reais), podendo chegar até a 5 mil dólares (7,9 mil reais) por lacunas de segurança mais graves.

A segurança tornou-se crucial para o Facebook, visto que muitos hackers e criminosos virtuais têm a rede social como alvo, seja para extrair informações pessoais de terceiros ou para promoção de spam e de notícias falsas. Por isso, não é de se surpreender que surjam e existam diversos aplicativos desonestos circulando no site.

A ideia da recompensa surgiu depois que os funcionários do Facebook receberam com regularidade relatórios de falhas obtidas por pesquisadores de segurança independentes – mesmo com uma equipe oficial trabalhando nessa área.

O Facebook criou um sistema para lidar com esses relatórios em 2010, prometendo não tomar medidas legais contra aqueles que encontram bugs e falhas. Para eles, pagar por esses relatórios com os problemas do site foi o próximo passo lógico.

Essa iniciativa não é pioneira, já que muitas outras empresas – incluindo o Google e o Mozilla – também tem sistemas semelhantes de recompensas, que vem se provando úteis contra as invasões nocivas virtuais. [BBC]

Sair da versão mobile