Ícone do site HypeScience

Engenheiros alemães criam carro ultraleve com corpo “sanduíche”

Engenheiros do Centro Aeroespacial Alemão, em Stuttgart, na Alemanha, desenvolveram um conceito barato para um carro ultraleve, que reduz o consumo de combustível e que aumenta a segurança.

A ideia não é, de fato, única e original, mas os pesquisadores do centro acreditam que eles têm ouro nas mãos.

O projeto do design do carro é formado por camadas de alumínio externas e internas, entre as quais há uma espuma (polímero) de alto desempenho, tal qual um sanduíche.

“Tal estrutura só pode ser vista em carros de corrida, mas com fibra de carbono e não com fins comerciais”, diz Michael Kriescher, um dos cientistas envolvidos no projeto.

Esse design ajuda a diminuir os impactos mecânicos que podem ocorrer em batidas, por exemplo, o que aumenta a segurança do veículo como um todo.

Enquanto os corpos da maioria dos carros consistem em 200 ou 300 partes de metal, a construção concebida pelo grupo alemão é relativamente simples: requer apenas 50 partes, e pode ser feita com menos maquinaria e menos linhas de montagem.

Devido a esse número reduzido de partes de metal é que o custo é bem mais baixo, de acordo com Kriescher. Além disso, como o carro pesaria apenas 80 quilogramas, o consumo de combustível seria bem menor, já que o principal responsável pelo consumo de gasolina ou de álcool é o peso do carro (cerca de dois terços).

O grupo pretende construir um protótipo do carro no fim deste ano.[DeutscheWelle]

Sair da versão mobile