Erva mate pode destruir células de câncer

Por , em 24.01.2012

Será que tomar um gole de erva mate pode prevenir o câncer de cólon? Em um estudo recente, da Universidade de Illinois, EUA, cientistas mostraram que as células cancerígenas desse tipo de câncer morrem quando ficam expostas a um número de compostos bioativos presentes na bebida.

“Os derivados da cafeína presentes no mate não apenas induzem a morte de células cancerígenas do cólon, como também reduzem processos inflamatórios”, comenta Elvira de Mejia, professora de química e toxicologia alimentar.

Ela comenta que isso é importante porque a inflamação pode acelerar os passos da progressão do câncer.

No estudo in vitro, os pesquisadores purificaram, e então trataram células cancerígenas do cólon humano com ácidos cafeoilquínicos (ACQ) derivados da erva. Conforme os cientistas aumentaram a concentração de ACQ, as células do câncer morreram por apoptose.

“Falando de maneira simples, a célula cancerígena se autodestrói porque seu DNA é danificado”, afirma a pesquisadora.

De acordo com ela, a habilidade de induzir a apoptose, ou morte celular, é uma tática promissora para intervenções terapêuticas em todos os tipos de câncer.

O mecanismo que levou à morte da célula cancerígena é simples. Certos derivados de ACQ diminuíram muito os agentes de inflamação, incluindo o NF-kappa-B, que regula muitos genes. No fim, as células do câncer morrem com a indução de duas enzimas específicas, a caspase-3 e a caspase-8.

“Se nós conseguirmos diminuir a atividade do NF-kappa-B, o importante agente que liga a inflamação e o câncer, nós podemos controlar a transformação das células normais em células cancerígenas”, diz.

Os resultados do estudo sugerem que os derivados da cafeína na erva mate atuam como agentes anticâncer, e podem ser importantes contra outros processos associados a inflamações.

Mas, como o cólon e sua microflora têm um grande papel na absorção e no metabolismo de compostos relacionados à cafeína, os efeitos podem ser mais úteis nesse local.

“Acreditamos que há muita evidência de apoio ao consumo de erva mate pelos seus benefícios bioativos, especialmente se você tem razões para se preocupar com o câncer de cólon”, adiciona.[ScienceDaily, Foto: crédito]

• Rodrigo A. Sena Pereira:

Não adianta nada beber chimarrão, mas com água fervendo pra queimar garganta e esôfago e criar câncer! É com água “quente” não fervendo!!

• Helder Mafra:

DE SUMA IMPORTÂNCIA AS NOTICIAS DA CIÊNCIA EVOLUTIVA QUE TANTO O CORPO HUMANO E A VIDA NECESSITA…SÓ ESPERO QUE ISSO NÃO SE TORNE UM MERCADO FORA DE ALCANCE DE TODOS..POIS O OBJETIVO DA CIÊNCIA E PRODUZIR A CURA DOS MALES DESTE SÉCULO..E É UM LEGADO DA HUMANIDADE…SENSACIONAL..MUITO EDUCATIVO.

• Amigo:

Daqui a pouco a Anvisa vai proibir a erva mate, assim como proibiu a babosa, o ipê roxo e muitos outros com potencial poder de cura do câncer.

Ta de brincadeira. Ela que invente de fazer isso. Estouramos a Revolução Farroupilha de novo.

Quer apostar que o preço vai subir nas prateleiras de outros estados?
    De qualquer foma uma ótima notícia!

• aldayr heberle:

Fiquei muito feliz com esta notícia, que me foi enviada pela pela minha idolo NEUSA DE ALMEIDA, de Curitiba, e dos comentários, todos espirutiosos e gratificantes. Aprendi a fazer chimarrão aos cinco anos e hoje, decorridos mais de 60, ainda o tomo diariamente. Só faz bem a saude.
    Aldayr Heberle

• SYLVIO GUILHERME:

OLA PESSOAL, ESTOU COM 78, TOMO CHIMARRÃO DESDE OS SEIS ANOS DE IDADE, APROVEITO, O MELHOR TIPO `E CAMAQUÃ,VEM COM OS TALOS DA HERVA, EXISTEM MUITOS QUE PARECEM PÓ DE CAFÉ, ENTOPEM O BOMBA, E DÃO MAU GOSTO,, TAMBEM, O MATE È ÒTIMO ADSTRINGENTE, AUXILIA A DIGESTÃO PARA QUEM CEME MUITA CARNE, A GAUCHADA QUE O DIGA,ABÇS À TODOS, E VOU AO MEU MATE

• Gui Melo:

Bah TChê!

Venham ao Rio Grande pra provar o nosso chimarrão, também temos versões em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e nos países vizinhos. Já sabíamos dos efeitos digestivos benéficos que já enquadravam a erva-mate como planta medicinal, agora o poder destruir células cancerígenas é novidade.

No Mato Grosso do Sul toma-se a Erva Mate de duas formas: Chimarrão(quente) e Terêrê (gelado). As ervas para o Terêrê tem moagem diferente, ela é mais grossa. Os furos da bomba para tomá-lo é diferente tendo menos furos e mais grossos bem como não é tão achatada como a que se usa para o Chimarrão.

Só se for no cólon mesmo, porque meu avô, de livramento, bebeu chimarrão a vida toda e no final morreu de câncer de próstata. rsrsrs

• Raphael:

Bah, todo mundo aqui do Sul sabe que a cura de todos os males está no mate de todo fim de tarde, tchê. =P

Tomo chimarrão todos dias, diurético, estimulante, digestivo, cura ressaca e de quebra previne câncer.

Os índios sul americanos escolheram bem sua bebida predileta.

Pois aqui no centro-oeste nós preferimos o tereré bem gelado!

xDD