Ícone do site HypeScience

Especialistas revelam ‘escudo sonoro’

Ser acordado no meio da noite por vizinhos barulhentos, com música exageradamente alta, poderá ser coisa do passado.

Cientistas mostraram o projeto de um “manto do silêncio”, que poderá tornar objetos impenetráveis por ondas sonoras.

A tecnologia foi detalhada na revista científica New Journal of Physics e poderá ser utilizada em casas à prova de som, teatros de concertos e aeronaves de guerra.

O professor John Pendry do Imperial College London, Reino Unido, é um especialista na ‘camuflagem’. E apesar dos modelos teóricos já existirem a algum tempo e ele diz que os materiais ainda não estavam disponíveis.

» As 10 ilusões sonoras mais incríveis do mundo

Escudo sonoro

A equipe que conduziu o novo trabalho acredita que a chave está em um dispositivo chamado de “cristais sônicos”.

Este comporto artificial, também conhecido como um meta-material, pode ser criado para produzir efeitos acústicos específicos.


As ondas sonoras são canalizadas ao redor de um objeto pelos cristais sônicos. Crédito: Universidade de Duke

“Diferente dos materiais comuns, suas propriedades acústicas são determinadas pela sua estrutura interna”, explicou John. Continua…

Eles seriam utilizados para canalizar quaisquer sons ao redor de um objeto, como água fluindo sobre uma rocha.

“A idéia do manto acústico é desviar as ondas sonoras ao redor do objeto que ele protege”, disse Jose Sanchez-Dehesa, da Universidade Politécnica de Valência, um dos pesquisadores por trás do novo trabalho. Ele acredita que um material que consiste em cadeias de minúsculos cilindros pode conseguir este efeito.

Simulações mostraram que 200 camadas deste meta-material poderiam efetivamente proteger um objeto de ruídos.

Camadas mais finas poderiam proteger um objeto de certas freqüências. “A espessura depende do comprimento de onda que você quer filtrar”.

Jose quer agora realizar testes com o material em laboratório para confirmar as simulações.

Escudos acústicos poderiam ser utilizados para fazer quartos ou edificações inteiras à prova de som. “Não é um projeto irrealista, não demanda que façamos coisas extraordinárias”, ele disse. “Isso é algo que pode facilmente ser fabricada.”

Se o material puder ser comercializado, ambos pesquisadores pensam que poderá ser empregado em diversas aplicações.

Paredes revestidas com o material criariam casas à prova de som ou ele poderia ser utilizado em teatros em que se realizam concertos musicais para melhorar a acústica ou redirecionar o som de certas áreas.

Os militares também poderão se interessar, os pesquisadores acreditam, para ocultar que submarinos sejam detectados por sonar ou para criar uma nova classe de aeronaves camufladas. Porém o material deverá ser otimizado primeiramente. “Você não vai querer embalar um submarino em algo que seja pesado e com muitas polegadas de espessura”, disse o professor John. [Fonte]

Sair da versão mobile