Uma enorme escultura de 1,4 mil anos feita em pedra pela antiga civilização maia foi descoberta dentro de uma pirâmide na Guatemala. O alto-relevo é ricamente decorado com imagens de divindades e governantes, e mostra uma batalha de superpotências que, de acordo com os arqueólogos, pode ter acontecido no século VI na América Central.
A descoberta foi feita em julho no centro arqueológico pré-colombiano de Holmul, no departamento de Petén, 600 km ao norte da capital guatemalteca.
O alto-relevo tem oito metros de largura e dois metros de altura, e fica dentro de um edifício retangular de vários cômodos, localizado em uma pirâmide maia de 20 metros construída no século VIII.
O arqueólogo Francisco Estrada-Belli, diretor do Projeto Arqueológico Holmul, fez a descoberta enquanto explorava a pirâmide. “Este é um achado único. É uma ótima obra de arte que também nos dá muita informação sobre o papel e o significado do edifício, que era o foco de nossa pesquisa”, conta Estrada-Belli. [DailyMail/G1]