Ícone do site HypeScience

Esperança para calvície masculina: cientistas descobrem o que a causa

Um novo estudo traz esperanças para um tratamento que regenere o cabelo dos carecas: a pesquisa descobriu que uma incapacidade das células-tronco no couro cabeludo de se tornarem o tipo de células que formam os folículos capilares pode ser uma causa subjacente da calvície masculina.

Segundo os pesquisadores, em pessoas que são carecas, os folículos pilosos encolheram e tornaram-se microscópicos.

Antes, os cientistas pensavam que as pessoas calvas tinham uma depleção de células-tronco de folículos capilares, que são necessários para crescer o cabelo. O novo estudo mostrou que as pessoas calvas têm o mesmo número de células-tronco das com cabelo.

Portanto, se os cientistas pudessem persuadir as células-tronco a produzir mais células progenitoras de folículo capilar, então seria possível gerar mais folículos capilares que poderiam crescer cabelo.

Os pesquisadores analisaram as células da pele das partes calvas e não calvas do couro cabeludo de pessoas com alopecia androgenética, nome técnico para a calvície de padrão masculino.

Eles adicionaram “marcadores” a cada uma das células do couro cabeludo. Por meio de marcadores diferentes para distinguir entre as células-tronco e células progenitoras de folículo capilar, os cientistas foram capazes de contar o número de cada tipo.

Eles descobriram que havia o mesmo número de células-tronco na pele do couro cabeludo careca como na não careca. No entanto, havia menos células progenitoras de folículo capilar na pele careca. Em outras palavras, a calvície estava ocorrendo porque as células-tronco eram incapazes de completar o seu desenvolvimento normal e se tornarem células ciliadas progenitoras de folículo.

Atualmente, os dois únicos tratamentos para a calvície aprovados, apesar de eficazes em manter o cabelo que já está no couro cabeludo, não fazem o cabelo voltar a crescer. Um deles, por exemplo, usa blocos de testosterona nos folículos pilosos, que podem reduzir folículos pilosos grandes para pequenos. Mas a droga não chega a trazer de volta os folículos grandes.

Os pesquisadores acreditam que, para regenerar o cabelo que foi perdido, seria preciso uma droga que pudesse tornar um folículo pequeno em um grande. Se eles descobrirem os sinais e os fatores necessários para ativar as células-tronco a produzir células progenitoras, poderão encontrar um meio de reverter os pequenos folículos para torná-los grandes. [LiveScience]

Sair da versão mobile