Essa boneca robótica vai te dar pesadelos

Por , em 25.03.2014

Me desculpe. Sim, depois de te forçar a olhar para tão horrenda imagem, tudo o que posso fazer é me desculpar.

Se você não estiver traumatizado o suficiente, siga em frente e assista esse vídeo:

Não que não esteja claro o suficiente, mas a coisa dançando acima obviamente não é uma pessoa. É um robô humanoide, desenvolvido com tecnologia de reconhecimento facial que permite que ele foque e siga as pessoas com o olhar.

“Nossa, que avanço tecnológico bacana”, pensa você. “Por que colocá-la em um corpo humanoide feminino, dançando desse jeito, com essa roupa, coberta de sujeira, com uma máscara de goblin, e uma voz masculina?”, penso eu.

Em exposição de 6 de março a 19 de abril na galeria David Zwirner Art Gallery, em Nova York (EUA), a boneca sem nome foi feita em colaboração com o estúdio de criação de efeitos Spectral Motion.

O autor dessa obra-prima, o artista Jordan Wolfson, afirma que o trabalho não é sobre mulheres. Mas, de acordo com Rosalia Jovanovic, do BLOUIN ARTINFO, a boneca pode ser o resultado, de certa forma, de uma tentativa de explorar o olhar como um conceito com raízes psicanalíticas mais associado com a noção feminista de desequilíbrio de poder de gênero. Em filmes, pinturas renascentistas e outros meios de comunicação, os espectadores são convidados a identificar-se com a perspectiva masculina, e, portanto, com a objetificação das mulheres. O que acontece quando o olhar é realizado pelo objeto sexual? (Reflita).

Não há muito sobre essa coisa que não seja assustador, começando pelo poste de metal que atravessa o seu esterno, a sua voz (que na verdade é a de Wolfson), as marcas sujas nas suas nádegas, coxas, joelhos e tórax, a versão de “Blurred Lines” tocando no fundo, e, lógico, o olhar que trava em você.

E não podemos nos esquecer dos dedos – considerados um grande avanço por fazerem o robô parecer mais real.

jycyekkzfb4yev1bun4w

Espero que você não tenha pesadelos. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Daiane Priscila Arruda:

    A movimentação dos dedos foi demais! Agora, poderia ter limpado essa coitada né?

    • Cesar Grossmann:

      Faz parte do espetáculo, as manchas. Aliás, tudo é de propósito, de caso pensado: a máscara estranha, o corpo imitando uma mulher voluptuosa, as manchas, tudo.

  • Thiago Corrêa:

    LÊgal, movimentos bem realistas, será que faz muito barulho?… Agora o que precisa é colocar esse robô em pé por conta própria.

  • Kelcey:

    Dança melhor que eu.

  • Israel Henrique:

    meu amigo ja estou com pesadelos

  • D:

    Pelo realismo crescente dos movimentos tanto desses robôs, como dos robôs japoneses e os do google, em pouco tempo teremos robôs que se confundem com humanos mesmo. Somando-se propriedades de nanomateriais para imitar tecidos humanos então…

  • Gustavo:

    O susto no final do video quase me matou do coração! cuidado…

  • Naldo Soares:

    Achei os movimentos bem naturais.

Deixe seu comentário!