Ícone do site HypeScience

Essa roupa vai proteger você contra tubarões

“A ciência parte da observação”, diz Hamish Jolly, logo no começo da apresentação que você pode ver na íntegra no vídeo abaixo. E foi com base neste princípio que ele, empresário e nadador australiano de mar aberto, reuniu uma equipe multidisciplinar para desenvolver uma solução para o maior problema de atletas como ele: a constante ameaça de tubarões brancos.

Para você ter uma ideia de como este problema é realmente recorrente, um total de 5 ataques fatais foram contabilizados em águas australianas em um período de 10 meses. No resto do mundo, as estatísticas também assustam e a ameaça aterroriza não só quem faz travessias, mas também banhistas, mergulhadores e surfistas.

Em resposta a esses ataques, a Shark Attack Mitigation Systems (SAMS) – empresa de Jolly e seu sócio Craig Anderson – fez uma parceria com o Instituto dos Oceanos da Universidade da Austrália. Depois de muitos rabiscos e debates, eles lançaram uma solução prática e, ao que tudo indica, muito eficiente para proteger os seres humanos.

Com base em descobertas recentes a respeito da visão dos tubarões, o SAMS apresenta dois modelos de roupas de neoprene que visam reduzir a chance de ataques.

Como funciona

A equipe do Instituto dos Oceanos da Universidade da Austrália, liderada pelos professores Shaun Collin e Nathan Hart, vem estudando a visão dos tubarões ao longo dos anos e são considerados as maiores autoridades na área.

Uma das séries de descobertas científicas significativas que realizaram diz respeito aos sistemas sensoriais dos tubarões – incluindo o fato de que eles enxergam em preto e branco.

Embora tubarões usem mais de um sentido para localizar suas presas, sabe-se que a visão é fundamental na fase final de um ataque. Ao interromper a percepção visual de um tubarão, um ataque mortal pode ser evitado por completo ou pelo menos adiado para dar tempo da pessoa em perigo reconhecer a ameaça e nadar para longe como se não houvesse amanhã.

Os modelos


O “Ellude”, para surfistas e banhistas, é listrado em preto e branco, criando um efeito de dimensões diferentes para os olhos do tubarão. Segundo os desenvolvedores, isso diferencia o usuário de qualquer presa e faz o tubarão acreditar que ele não é um alimento adequado.


O “Diverter”, para mergulhadores, é baseado no padrão de arraias brancas e azuis, e roupa funciona como uma “capa da invisibilidade”. Os padrões da estampam confundem a visão dos tubarões, pois reduz o contraste com a água, e faz com que os nadadores passem despercebidos.

Agora fica a pergunta: será que funciona mesmo? Quem arriscaria? [TED, Shark Mitigation]

Sair da versão mobile