Ícone do site HypeScience

Esta cor é nojenta o suficiente para fazer você parar de fumar?

A cor é um recurso muito importante na publicidade e no design de produtos e embalagens. A combinação de vermelho com amarelo, por exemplo, é conhecida por despertar o apetite. Já o verde água é mais utilizado no setor de higiene pessoal, como em sabonetes e pasta de dentes.

Essas são as cores escolhidas quando se quer vender algo, mas qual seria uma boa cor quando a intenção é desestimular a venda?

Segundo pesquisadores, é a cor Pantone 448C, considerada a mais feia do mundo. Por isso, ela será utilizada em embalagens de cigarro em locais como Austrália e Reino Unido. Assim, espera-se que as vendas do produto canceroso caiam ainda mais.

Uma pesquisa conduzia na Austrália com mil fumantes com idades entre 16 a 64 anos mostrou que esta é a cor menos atraente de todo o mundo. Segundo os participantes, a cor lembra sujeira e muco.

Cor feia, letra pequena e sem graça

O Reino Unido aproveitou o resultado da pesquisa para determinar, no último mês de maio, que esta será a cor principal em maços de cigarro. Além disso, qualquer texto da embalagem, inclusive o nome da marca, terá que usar tamanho e fonte padrões.

Tudo isso deve fazer com que o produto pareça muito menos atraente para o consumidor.

Outra pesquisa feita na Austrália em 2008 mostrou que maços com design mais simples, com letras pequenas e com muito uso da cor marrom provocam menos desejo do consumidor do que embalagens mais elaboradas.

“Embalagens mais simples reduzem a atratividade de produtos do tabaco. Isso mata o glamour, o que é muito apropriado para um produto que mata pessoas”, afirma a diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan.

A OMS pediu, no Dia Internacional Sem Tabaco, no último 31 de maio, que outros países sigam o exemplo da Austrália e adotem embalagens de cigarro mais simples. [Gizmodo]

Sair da versão mobile