Ícone do site HypeScience

Estação brasileira na Antártida pega fogo, deixando dois mortos e um ferido

A base brasileira na Península Antártica, Comandante Ferraz, foi destruída por uma explosão no último sábado, 25.

A marinha brasileira já recuperou os corpos de dois dos seus membros dos escombros da estação de pesquisa brasileira. Um terceiro membro ferido no incêndio está em condição estável.

Por sorte, todos os cientistas da estação tinham sido evacuados para Punto Arenas, no Chile, de onde seriam levados de volta ao Brasil.

Os militares permaneceram na Antártida, mas estavam em um abrigo temporário na base chilena Eduardo Frei.

Autoridades disseram que a explosão foi causada por um incêndio que começou na base, onde o trabalho de investigação da marinha está sendo realizado.

O fogo pode ter começado em uma máquina da sala de geradores de energia da base, e se alastrou até destruir toda a estação, que tinha sido construída em 1984.

O Ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, elogiou a bravura dos militares. “Em um ato de heroísmo, arriscaram suas vidas para apagar o fogo, mas não conseguiram”, disse.

Cinquenta e nove pessoas estavam hospedadas na base brasileira na ilha Rei George quando o fogo começou, na manhã de sábado.
A base Comandante Ferraz era equipada com laboratórios de pesquisa, dormitórios, uma cozinha uma biblioteca e uma instalação técnica utilizada pelos barcos de expedição.

Uma investigação está em curso para estabelecer a causa do incêndio. Os pesquisadores disseram que a queima da estação é “uma perda incalculável para a ciência”.[BBC]

Sair da versão mobile