Fogo queima diferente no espaço

Por , em 1.12.2011

A NASA está brincando com fogo, literalmente.

Desde março de 2009, a agência está conduzindo experimentos na Estação Espacial Internacional. Eles já realizaram mais de 200 testes para entender melhor como o fogo se comporta em ambiente de microgravidade, o que ainda não é bem compreendido.

A pesquisa pode levar a melhores sistemas de supressão de incêndio a bordo de naves espaciais, e também ter benefícios práticos aqui na Terra.

O fogo é uma “fera” diferente no espaço do que no chão da Terra. Quando as chamas queimam aqui, gases aquecidos “levantam” do fogo, puxando oxigênio e liberando produtos de combustão. Em ambiente de microgravidade, gases quentes não sobem do fogo. Assim, um processo completamente diferente, chamado de difusão molecular, impulsiona o comportamento da chama.

No espaço, a difusão molecular puxa oxigênio para as chamas e libera produtos de combustão das chamas em uma taxa cem vezes mais lenta que o fluxo de empuxo na Terra.

As chamas no espaço também podem queimar em uma temperatura menor e com menos oxigênio do que incêndios na Terra. Como resultado, o material usado para apagar incêndios no espaço deve ser mais concentrado.

Para estudar incêndios no espaço, os pesquisadores acenderam uma pequena gota de combustível heptano ou metanol em um local especial a bordo da estação espacial. Conforme a gota queimou, uma chama esférica a engolfou, e câmeras registraram todo o processo.

Até agora, os pesquisadores têm observado alguns fenômenos inesperados. A coisa mais surpreendente que eles observaram é a aparente queima continuada de gotículas de heptano após a extinção das chamas, sob certas condições. Atualmente, isso é totalmente inexplicável.

Mas isso é só o começo. Segundo os cientistas, há muitas coisas desconhecidas sobre os processos de combustão que podem ser reveladas por futuros experimentos científicos.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Luan:

    Não é comentado na matéria, mas la no link de origem da notícia, tem um video de um dos experiemntos com o fogo. Aqui está ^^
    http://www.space.com/13764-fire-space.html

  • Romário Huebra:

    Pelo qe entendi, o gás formado e aqecido pelo fogo naum sobe como aki na terra, então se forma uma “bola” de gás qente entorno da chama.

  • Jonatas:

    Certas vez astronautas russos deixaram bolhas flutuantes de um fluído pela estação espacial e iam flutuando até elas para bebê-las. Detalhe, era cerveja. Legal né?

    • Glauco:

      Russos?? Certeza q não era vodka?? Eu já ouvi falar q eles bebem vodka a vontade lá no espaço.

    • Jonatas:

      Não sei, o texto que li traduziu só “bebida alcoólica”, pela imagem me parecia cerveja…

    • Glauco:

      Kd o Jonatas de verdade?? O q vc fez com ele??

    • Jonatas:

      Estou trocando o gravatar avatar, no site do gravatar.

    • Jonatas:

      O sistema não aceita acima duma x resolução…

    • Glauco:

      Ah! O lance aki anda meio tenso…

    • Jonatas:

      nah… esse p das galaxias que virou capeta agora não é problema porque logo vão deletar os coments dele

    • Marte:

      Pô Jonatas, que susto!

      Por um instante pensei que você tivesse sido abduzido. Ufa!

Deixe seu comentário!