Impressionantes proeminências solares filmadas astrônomo amador, na Terra: vídeo

Por , em 27.08.2013

Este vídeo de proeminências solares, que possuem a forma de laços, dançando na superfície do sol se parece com imagens que você veria registradas por naves cuja função específica é a de estudar o sol, como o Solar Dynamics Observatory.

No entanto, foi produzido a partir de observações feitas aqui mesmo da Terra, pelo astrônomo amador Michel Collart, da França. Ele foi capaz de capturar detalhes incríveis desta região ocidental do sol e, em uma série de 120 quadros, mostrar a intensa atividade solar acontecendo na manhã de 20 de agosto de 2013.

É fácil se hipnotizar assistindo à matéria sendo expelida em alta velocidade a partir da superfície e, em seguida, cair de volta devido à gravidade do sol. “Nós vimos belos laços nesta manhã e, como um bônus, vemos uma bela ejeção de matéria da esquerda retornar ao seu ponto de partida. Ótimo!”, postou Collart postada no fórum de discussão online WebAstro.

E enquanto estes laços são enormes – veja a imagem abaixo feita pelo próprio Collart comparando o tamanho da Terra e da lua com as proeminências –, esta é apenas uma pequena área do sol.

Protu_200813_0830-580x409

O astrônomo amador conta que ele tem feito imagens do sol durante cerca de 15 anos e esta é a primeira vez que foi capaz de tirar boas fotos das proeminências solares. “Estes laços são muito raros para capturar”, disse ele.

A série de 120 quadros (1 a cada 30 segundos, num total de uma hora) foi tirada por Michel Collart na terça-feira, 20 de agosto, entre 7h25 e 8h25 pelo horário local, aproximadamente no mesmo momento em que o sol liberou uma considerável quantia de massa coronal, com bilhões de toneladas de partículas solares, em direção à Terra, na velocidade alucinante de 3,3 milhões de quilômetros por hora. [Universe Today]

Equipamento usado por Collart

Equipamento usado

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!