Ícone do site HypeScience

Este fantástico vídeo de Saturno levou décadas para ser criado

Levou duas décadas de engenharia para a sonda Cassini chegar a Saturno, e as imagens que esta odisseia enviou de volta são coisas de ficção científica. Mas nas mãos do cineasta Fabio di Donato, elas se parecem mais com um filme mudo da década de 1920.

Donato destacou milhares das 200 mil fotografias tiradas durante a missão Cassini pelo espaço para fazer esta bela animação em stop motion, ao som de uma adequada valsa de Shostakovich (célebre compositor russo de século XX). As imagens foram divulgados publicamente, através do sistema de dados planetários, para que qualquer pessoa tivesse acesso a eles – Donato só tomou a iniciativa de fazer algo com elas. As imagens da animação mostram um período entre 2004, quando a Cassini chegou perto de Saturno, e 2012.

É difícil acreditar que algumas dessas imagens não foram tiradas num set de filmagem. Os asteroides marcados por crateras, o crepitar de luzes celestiais – a sonda Cassini se revelou uma autêntica fã de Georges Méliès (ilusionista francês, um dos percursores do cinema). [Gizmodo]

Around Saturn from fabio di donato on Vimeo.

Sair da versão mobile