Ícone do site HypeScience

Este robô nadador não é páreo para o César Cielo

Durante as Olimpíadas, o Brasil grudou os olhos na TV para assistir, entre outros esportes, a natação, já que temos um representante de peso na competição: César Cielo, atual recordista mundial dos 50 e 100 metros livres em piscina longa, com 20s91 e 46s91, respectivamente.

Sem desmerecer outros grandes nadadores brasileiros, como o Thiago Pereira, que inclusive já ganhou uma medalha de prata nesses Jogos de Londres nos 400 metros medley, derrotando o maior medalhista das Olimpíadas, o americano Michael Phelps, com o tempo de 4m08s86, mas César Cielo ainda é um excelente nadador recordista, e referência para criar um robô nadador japonês Swumanoid.

A ideia dos pesquisadores era ajudar futuros atletas a nadar mais rápido, ou pelo menos vestir trajes de banho mais rápidos (aliás, esses “trajes tecnológicos” são sempre centro de discussões, até objeto de proibição em alguns casos).

Como é difícil medir com sensores a força propulsora criada pelas mãos de um nadador humano real, o pesquisador Motomu Nakashima, do Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão), criou o Swumanoid, robô modelado de acordo com um nadador competitivo, equipado com motores à prova de água que reproduzem movimentos de natação. Só que ele ainda nada cerca de três vezes mais lento que o atual recordista dos 100 metros livres, nosso amado brasileiro César Cielo.

Além da pesquisa esportiva, Swumanoid também poderá servir como robô de resgate. Rápido e preciso, um salva-vidas automatizado tem tudo para ser a melhor escolha para salvar a vida de uma pessoa sem arriscar a de outra.[MSN]

Sair da versão mobile