Estranhos podem escolher por quem você se apaixona

Por , em 8.06.2010

Há um ditado que diz que o amor é cego – mas, segundo novas pesquisas, o amor não só enxerga bem como leva em consideração o que os outros acham bonito. Aparentemente, gostamos do que outras pessoas também gostam: isso aumenta a crença de que a atração e a beleza são relativas.

Claro que você leva em consideração o que seus amigos ou amigas acham de um pretendente, mas o estudo mostrou que também consideramos o que completos estranhos acham atraente.

Os resultados mostram o que cientistas chamam de “cópia de escolha de parceiro” – basicamente, um indivíduo copia o outro em escolhas amorosas e sexuais. O fenômeno já foi comprovado em pássaros e em outros animais, mas nunca em humanos. Basicamente, os cientistas gravaram situações (festas, bares, etc.) em que as pessoas estavam fazendo escolhas reais de parceiros.

Depois 40 homens e 40 mulheres assistiram os vídeos. Tanto eles quanto elas achavam pessoas mais interessantes quando, no vídeo, outros eram atraídos pelo indivíduo.

Os homens tiveram um comportamento ainda mais interessante. Eles ficavam atraídos por uma mulher se ela era objeto da atenção de um cara que eles considerassem tão ou mais atraentes do que eles mesmos.

De uma visão evolucionária, procurar um parceiro que outros considerem apto pode ser uma boa coisa. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

8 comentários

  • Shuma:

    Uma pessoa que aprende com os próprios erros é esperta. Uma pessoa que aprende com os erros dos outros é muito mais esperta ainda.

    Para isso existe o tal “efeito manada”.

  • Eu sou feliz:

    Eu gostei disso. Tanto em homens quanto em mulheres é comum perguntar o que você achou do parceiro. Eu já fiz isso. Funciona sim!

  • bruno:

    Nem precisava dessa pesquisa para provar isso. Esse conceito existe há tempos, e se chama “pré – seleção”.
    As pessoas respondem hormonalmente a pessoas que já foram pré selecionadas por outras pessoas.
    É mais interessante e mais atraente se envolver com mulheres de um circulo social do que mulheres sozinhas na balada, por exemplo. LÓGICO.

  • Rosangela:

    Eu concordo com o Mario também, ao contrário de J.K. nunca aconteceu comigo, creio que os homens são mais propensos a ter este tipo de atitude. Maaaaasss eu posso estar enganada, gostaria que mais mulheres dessem sua opinião sobre este artigo.

  • Oráculo:

    Viva a competição.. hahhaha

    humanos…

  • J.K.:

    concordo com o mario!
    isso já aconteceu comigo varias vezes!

  • mario:

    Realmente eu concordo com essa pesquisa, pois quando eu era adolescente sempre observava que tinha um sujeito que as vezes nem tinha boa aparencia mas que as garotas caiam de amores por ele simplesmente porque suas amigas o achavam atraente, o sujeito simplesmente poderia ter o dobro da idade nao ser bonito e muito menos inteligente mas por motivos as vezes estranhos a compreensao humana elas gostavam do sujeito,dizem que e porque a pessoa tem carisma ou sabe conversar mas duvido disso pois tinha um colega de classe que mal falava poucas palavras e no entanto eu era o garoto de recados que as meninas usavam para conversar com ele. O resultado disso todos ja sabem,sao mulheres e homens frustrados com a vida porque nao souberam escolher seus pares porque simplesmente nao escolheram por si mas sim pelos outros.

  • Felipe:

    competição sempre kk

Deixe seu comentário!