Ícone do site HypeScience

Estrela que gira mais rápido é encontrada em galáxia vizinha

Astrônomos encontraram a estrela que gira mais rapidamente até hoje, uma jovem massiva e brilhante localizada na nossa galáxia vizinha anã, a Grande Nuvem de Magalhães.

A gigante estrela está localizada na Nebulosa da Tarântula, cerca de 160 mil anos-luz de distância da Terra. Ela gira 100 vezes mais rapidamente que o sol, a um ritmo de 1,6 milhão de quilômetros por hora.

A estrela, chamada oficialmente de VFTS 102, está se aproximando do ponto em que será dilacerada pelas forças centrífugas se girar mais rápido, de acordo com pesquisadores.

Com base em observações, a equipe de astrônomos que fez a descoberta acredita que a estrela pode ter tido um passado violento, provavelmente tendo sido ejetada de um sistema estelar binário em que uma das suas estrelas explodiu como uma supernova. Como a VFTS 102 se move no espaço com uma velocidade significativamente diferente de seus vizinhos, significa que ela é possivelmente uma estrela fugitiva – estrelas que são ejetadas após uma explosão em um sistema estelar binário.

Cientistas usaram o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul no Chile para detectar a VFTS 102. A estrela gigante é cerca de 25 vezes mais massiva do que o sol e 100 mil vezes mais brilhante. [LiveScience]

Sair da versão mobile