Estudantes colões, preparem-se para o fim!!!

Por , em 13.06.2010

Um software anti-fraudes está sendo desenvolvido para que as escolas possam realizar o sonho de alguns estudantes: permitir que façam as provas no conforto de casa. A tecnologia, desenvolvida por uma empresa americana de computação, fará uma conexão entre a instituição de ensino e o computador de cada estudante. Terá um leitor de impressões digitais para confirmar a identidade das pessoas.

Colar em provas é uma prática com muitos métodos. Por isso, foi necessário que o software incluísse uma série de medidas de segurança para que possa funcionar na prática. Assim, o programa tem webcam e microfone, para evitar que se possa andar ou sair do local durante a prova, além de um bloqueio a tudo o que o computador pode proporcionar: desde a internet, em que se encontrariam respostas para quase todas as perguntas da vida, até os próprios documentos do estudante, que pode ter preparado suas colas previamente no power point ou no Word.

Os criadores do programa, contudo, adotam cautela. Eles admitem que em algumas situações é preferível que os professores tenham controle sobre todos os alunos, na sala. Mas é certamente um bom recurso para facilitar a vida de deficientes, por exemplo.
De qualquer forma, ainda faltam alguns aperfeiçoamentos. Embora as fontes de informações no computador tenham sido bloqueadas, não há nenhum dispositivo – além da webcam e microfone – para impedir acesso às fontes escritas. Os estudantes habituados a colar provavelmente vão achar uma maneira de burlar o esquema. Podem ser colas escritas pregadas na parede do computador, ou mesmo em cima da escrivaninha, onde a câmera não poderia abarcar. As opções existem antes mesmo de o sistema começar a funcionar. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Renato Bueno:

    Já que estão pensando em uma forma de evitar as colas poderiam aproveitar e pensar em uma forma de o aluno não precisar de colas; uma forma de o aluno aprender o que é passado e não decorar.

    • Daniel:

      Isso não é tão difícil, é só focar me coisas que as pessoas queiram aprender verdadeiramente ( o que é utópico nas escolas eu sei) mas seria uma solução definitiva. O serumano é muito criativo para evitar fazer coisas que não sejam do interesse dele.

  • Val Brand:

    Como já dizia aquele sábio filósofo:- “Quem não cola não sai da escola”

  • Anderson:

    É lá que a maioria dos jovens tem um seu relacionamento social destruído. ²

  • Marcus:

    É só levar um notebook debaixo da mesa

  • Bruno A.:

    Acho que por isso eles falaram que esse sistema pode ajudar deficientes.

  • Murilo:

    * Correção:
    É lá que a maioria dos jovens tem seu relacionamento social destruído.

    ===============

    Escola não ajuda em relacionamento social. Senão o que seriam das crianças antes das escolas surgirem?
    Quando você põe toda uma geração numa escola por 6 horas diárias, é de se imaginar que as pessoas pensem que toda vida social de uma criança está ali…
    Um bom relacionamento social não depende exclusivamente do colégio (e as vezes é melhor que nem dependa dele). E vale lembrar que um bom relacionamento social é o fato de uma pessoa sentir empatia com os que estão ao seu redor, e não simplesmente falar com qualquer um que aparece na sua frente. 😉

    Não creio que a escola seja desnecessária, mas ainda é falha, e cedo ou tarde vai surgir algum meio mais eficiente de transmitir conhecimento.
    =================

    Esse software não vai vingar.

  • Murilo:

    É lá que a maioria dos jovens tem um seu relacionamento social destruído. ^^

  • Aline:

    Com tanta invenção inútil, daqui um tempo não existirá escola…
    Daqui um tempo ninguém mais vai saber nem escrever o próprio nome muito menos falar.
    A preguiça tá geral, de ler, de estudar, de enfrentar o batente sem pisar no outro, no próximo. Ninguém quer pensar no bem coletivo, na vida da biosfera (homem & meio ambiente natural), todos querem olhar p/ o seu umbigo. Todo mundo quer ter vida fácil, sombra e água fresca. A sombra tá acabando e a água…bem, a água tá acabando…Um dia vai começar a violência urbana em busca da água, muita gente matando por um copo com água p/ beber.
    Quem vc conhece que não teve preguiça de estudar, levantar cedo, enfrentar o ônibus lotado e ainda sair vitorioso sem humilhar as pessoas?!! Quem vc conhece que nunca precisou de colar, de levar os estudos ao mais extremo respeito e seriedade?!! Quem teve educação de berço, estudou com afinco e prosperou na profissão, no que gosta de fazer e faz bem feito, esse precisa do necessário p/ sobreviver, o dinheiro p/ ele é conseqüência.

  • vielmond:

    Nas minhas matérias : Projeto; Pesquisa Operacional e Sondagens
    permito o uso de anotações. Condições: os estudantes decidem “com anotações ou sem”. Com anotações o tempo da prova é limitado. Condições básicas/ a/ cinco provas diferentes; b/ 1/3 da nota provem de team-works durante o semestre.
    Nunca tive problemas………………..

  • Mateus:

    Edgar falou tudo: “…Porque não ir a escola.”
    É lá que a maioria dos jovens aprendem a ter um bom relacionamento social.

  • Edgar:

    eles não pensam em nada .. é só pegar um papel com a cola e deixar do lado do pc! pronto! não sei porque não ir a escola..

Deixe seu comentário!