Estudo: por que o horário político é perda de tempo até mesmo para os políticos

Por , em 20.09.2012

Em tempos de eleições, candidatos fazem o possível para convencer novos eleitores (e manter aqueles que já os apoiam) a votar neles, inclusive disputar a tapa segundos para falar sobre suas propostas no horário eleitoral. Embora esse tipo de propaganda seja considerado fundamental pela maioria das equipes de campanha, fica a dúvida: funciona? Segundo estudo publicado recentemente na revista Communication Research, não.

“Muitas pesquisas mostraram que nós tendemos a nos expor seletivamente a informações que reforçam nossas opiniões”, lembra a pesquisadora Zheng Wang, da Universidade Estadual de Ohio (EUA). “Contudo, este estudo sugere que, mesmo quando expostos a informação, nossa atenção àquilo que nos é apresentado também é bastante seletiva”.

“Modo ignorar: ligado”

Durante a última campanha presidencial dos Estados Unidos, em 2008, Wang e seus colegas analisaram a reação de 15 estudantes universitários a propagandas eleitorais. Cada um assistiu a 12 propagandas (seis de Obama e seis de McCain) enquanto tinha suas reações fisiológicas (ritmo cardíaco, suor e movimentação dos músculos da face) monitoradas por meio de aparelhos. Depois, os participantes relataram o que achavam dos candidatos de modo geral.

Normalmente, se esperaria que ver o candidato do qual a pessoa não gosta a levaria a ficar irritada ou incomodada. Porém, os resultados mostraram que, na realidade, nós tendemos a simplesmente ignorar as propagandas dos candidatos que não nos agradam: quando os participantes assistiram a essas propagandas, seu ritmo cardíaco desacelerou, e quase não houve movimento de seus músculos faciais, o que os pesquisadores reconhecem como pura falta de interesse.

Contudo, Wang ressalta que a reação das pessoas diante de uma propaganda é “um processo bastante complexo e dinâmico”. “Além disso, um comercial negativo é diferente de outro, em relação à dinâmica de seu conteúdo e a forma como as pessoas reagem com o tempo; e uma versão de 60 segundos pode ter efeitos muito diferentes de uma versão de 30 da mesma propaganda”, acrescenta. Ainda assim, os resultados do estudo devem causar uma certa preocupação em equipes de campanha.

E você, leitor, presta atenção nas propagandas de candidatos de quem você não gosta?[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • costapha:

    Nunca assisti a propagandas eleitorais e sempre votei em branco! Política não se faz só nas eleições, política se faz no dia a dia, todos os dias do ano e em todas as situações sociais. Não importa quem é eleito, o político só é corrupto quando o povo permite, não fiscalizando e não fazendo sua parte.

  • Genioso Irreligioso:

    “Não joguem lixo nas urnas(votar em maus políticos) pra não terem enchentes na cidade”

    Autor desconhecido

    = ]

  • gloria:

    RESPOSTA á pergunta, é perda de tempo e de dinheiro, pois é paga c\ nossos impostos , dinheiro esse q seria muito mais útil se usado na saúde ou educação de nosso povo, ñ adianta falar, falar e fazer outra coisa, roubar, mentir e tentar nus enganar, votamos em branco e pronto, enquanto a política for essa vergonha eu faço -me de surda , ouvido de tolo, p q saber se , quando mudar o tipo de governo eu voto , ñ acredito nessa corja .

  • Paulo Basso:

    Acho deprimente a forma como algumas pessoas desprezam a política e depois ficam chorando e reclamando das coisas. Não acompanham as campanhas, não participam de nada, não têm atitudes em relação aos problemas que afligem nossa nação. Sentam-se confortavelmente em suas poltronas reclináveis e ficam vomitando criticas, pregando a não participação para depois jogar a culpa em todo mundo, menos neles próprios. A política é uma conquista do intelecto humano, uma forma de resolver conflitos sem a utilização da violencia. Se ela apresenta problemas é por ser um reflexo direto do próprio ser humano e da sociedade. Você que fica ai falando um monte de besteira dos “políticos”, como se nós todos não fossemos também, é tão responsavel quanto eles, então não enche o saco. Tira a bunda da cadeira e vai construir seu país e um futuro melhor.

  • Murilo Mazzolo:

    Pra mim esse monte de propaganda, é na verdade, mais uma forma de desviarem dinheiro Público pro bolço deles.

  • GVAL:

    É companheiros vivi na politica quase 27 anos ate quando descobri que eles também enganam quem esta do lado deles, hoje virei a cara pra politica e principalmente para políticos, meu voto agora e sempre sera, NULO.

  • Clara Telis:

    Propaganda eleitoral devia ser banida ,ninguém merece.

  • SIDNEY BATISTA AZEVEDO:

    na verdade propaganda ajuda a divulgar um nome,uma marca.Mas se voce já tem uma preferência decidida,ou opinião formada,a propaganda não tem efeito sobre voce como eleitor,duvido até mesmo que isso mude o voto ou ganhe de um indeciso

  • Sediney Ferreira:

    Adoro o horário politico, faço economia de energia elétrica pelo tempo estipulado pela propaganda.
    Estou cansado de ver políticos que nada fazem e ainda tem a cara de pau de brigar por mais mandatos, para continuar a não fazer nada pelo nosso povo sofrido.
    Está na hora dos eleitores dar um BASTA a esse pessoal.

  • Murilo Mazzolo:

    É só ver a tela azul, o aviso e a voz dizendo: “Horário reservado á propaganda eleitoral gratuita”, que desligo a TV!!! kkkkkkk

    • Murilo Mazzolo:

      Se eu quiser ouvir mentira, é mais fácil perguntar pra mãe se sou bonito!! kkkkkkkkkkk

Deixe seu comentário!