Os cientistas, sempre eles, gostam de deixar nossos dias mais divertidos. Dessa vez, eles descobriram uma maneira de extrair o áudio de imagens capturadas com uma câmera.
Como?
Bom, as ondas de som provocam vibrações nos objetos. Só que são vibrações muito, mas muito mesmo, sutis. Tanto que, a olho nu, os objetos parecem estar imóveis. Sabendo disso, então, os cientistas fizeram um experimento.
Eles pegaram uma câmera de alta velocidade (uma taxa de quadros mais rápida do que a frequência do sinal de áudio – por exemplo, de 2.000 a 6.000 quadros por segundo) e filmaram as vibrações que um determinado som (música e voz) causaram em uma planta. Assim, a partir das vibrações quase microscópicas captadas, eles conseguiram recriar sons.
No vídeo abaixo você pode ver exemplos dos sons originais e de como eles ficaram ao serem recriados a partir desse experimento:
A ideia do experimento
A ideia básica por trás do experimento é que, como falamos, o som causa vibrações que podem ser captadas por uma câmera. Estas vibrações são tão pequenas e insignificantes que não podem ser detectadas por nós, tal como as vibrações que os nossos batimentos cardíacos provocam em nossos rostos, por exemplo. A gente simplesmente não percebe que essa informação está disponível.
Mas mesmo que os humanos não possam perceber esses dados, não significa que não possamos ter acesso a eles. Com as câmeras captando as vibrações, os computadores podem detectá-los e processá-los. Com a ajuda de alguns algoritmos, a magia começa a acontecer.
A qualidade de áudio recuperado da câmera comum não era muito boa, mas foi o suficiente para fornecer informações sobre o sexo de quem está falando e do número de falantes na área.
Futuro
Esse projeto incrível e absolutamente inteligente foi realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, da Microsoft e da Adobe, e tem implicações muito curiosas. Por exemplo, no futuro, as pessoas podem ser capazes de espionar suas conversas, apontando uma câmera para um saco de batata frita perto de seus pés. Como que os espiões do cinema não têm uma engenhoca dessas ainda?![PetaPixel]