Ícone do site HypeScience

Explosão misteriosa no céu do Havaí é capturada por telescópios

Dois telescópios capturaram uma misteriosa explosão no céu do Havaí (EUA), em forma de bolha, no último dia 22 de junho. A tal bolha foi crescendo no horizonte, durante dois segundos, até se dissolver. O fenômeno, que ocorreu às 3:37 da madrugada, foi registrado por duas câmeras telescópicas instaladas na montanha mais alta do arquipélago.

Você pode observar no vídeo acima. O que se vê é uma esfera branca surgir grande e desaparecer enorme, e os cientistas acreditam que esta emissão tenha origem terrestre. Os vídeos foram imediatamente postados na internet. Nas discussões dos sites, as pessoas discutiram teorias sobre o fenômeno, que variaram desde um truque da câmera (o que seria muita coincidência, já que foi registrada por duas) até alguma ocorrência solar ou meteórica.

E foi mesmo o fórum de discussões que acabou aproximando todos da verdade. Um dos usuários informou que aconteceu, na Califórnia (a mais de 4.000 quilômetros de distância), um teste com um míssil nuclear. O míssil Minuteman III, aparentemente, foi lançado minutos antes de a bolha surgir nos céus do Havaí.

A teoria acabou sendo aceita. Na explicação de um especialista, também na internet, uma carga explosiva é o que abre as portas do míssil no terceiro estágio do lançamento. No ponto em que essa carga explode, o míssil já está acima da atmosfera. O combustível se expande, comprimindo o ar ao seu redor. Essa expansão do combustível no ar, dessa forma, pode ser observada em uma maciça explosão luminosa em formato de anel, o que explicaria o fenômeno.

O acontecimento é mais um exemplo em que supostos fenômenos misteriosos, no céu, têm sua origem explicada por uma ocorrência terrestre. Em 2009, na Noruega, um estranho objeto em espiral no céu intrigou os observadores, até a descoberta de que o motivo era um lançamento de míssil mal sucedido na Rússia. Um ano depois, uma “nuvem em forma de míssil”, nos EUA, era apenas o rastro de um avião.[LiveScience]

Sair da versão mobile