O Mobile World Congress, que acontece em Barcelona (Espanha), é um evento que reúne as maiores novidades do mundo em comunicações e aplicativos. Exceto uma: a mesma cidade catalã assistiu hoje (29/02), em um evento paralelo, ao lançamento da mais recente novidade da Microsoft: o Windows 8. A versão de testes do novo sistema operacional já está disponível ao público para download no site da empresa.
O Windows 8 será capaz de funcionar não apenas em desktops e laptops, mas também em tablets. Esta vantagem, que deve “democratizar” um pouco mais o quadro de usuários do Windows 8, se deve pelo fato de ser o primeiro sistema da Microsoft compatível com os microprocessadores ARM. Além desta versão para ARM, no entanto, também existe a opção já tradicional do modelo compatível com o chip x-86, da Intel.
Uma das principais novidades do Windows 8 é a interface, inédita em vários aspectos. Para começar, os tradicionais ícones foram substituídos: agora, o usuário pode deslizar “quadros”, que são aplicativos atualizados em tempo real, pela tela inicial. O próprio botão “iniciar”, marca registrada das edições do Windows, deixou de existir. Este modelo de divisão de aplicativos é chamado de “Metro”.
Vale lembrar que esta é uma versão de testes: o sistema definitivo, que ainda pode passar por uma ou outra alteração dependendo da recepção dos usuários, deve ser definido em outubro de 2012. Os executivos da Microsoft esperam que o Windows 8 proporcione um salto de qualidade a consumidores que nem chegaram a instalar o Windows 7 em seus computadores. [Reuters]