Faça um teste de 5 segundos para saber se é um bom mentiroso

Por , em 6.02.2014

Use o dedo indicador da sua mão dominante para desenhar um Q maiúsculo imaginário na sua testa, em 5 segundos.

Caso você tenha desenhado a perna do Q de forma que a letra aparecesse corretamente para os outros (ou seja, do lado esquerdo da sua testa), isso indica um grande senso de autoconhecimento e um foco especial em como você é percebido pelos outros – consequentemente, para Wiseman, você adora ser o centro das atenções e é um bom mentiroso. Se, por outro lado, você desenhou a perninha do Q para o seu lado direito, de modo que ele parecesse certo para você, Wiseman considera que você é uma pessoa mais introvertida e pior na hora de tentar enganar os outros.

A maior parte das pessoas mente quase tão frequentemente quanto abrem a geladeira à procura de um lanche ou escovam seus dentes. Tanto homens quanto mulheres contam alguma mentira em cerca de um quinto de suas conversas com duração de 10 ou mais minutos. Isso significa dizer que, ao longo de uma semana, um ser humano comum engana cerca de 30% das pessoas com quem interagiu pessoalmente.

Mas algumas pessoas são melhores nisso do que outras.

No vídeo abaixo, desenvolvido pela Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, o professor de psicologia da instituição, Richard Wiseman, estabelece um pequeno e simples teste rápido para ajudar a avaliar se você é um bom mentiroso ou se as pessoas percebem na hora que você não está falando a verdade. Importante: se você quiser fazer o teste, faça-o agora; uma vez que você descobre como ele funciona, será impossível fazê-lo de maneira isenta.

O vídeo abaixo está em inglês. Caso você não entenda inglês, o teste é bem simples: use o dedo indicador da sua mão dominante para desenhar um Q maiúsculo imaginário na sua testa, em 5 segundos.

No fim do vídeo, Wiseman explica que o lado no qual você desenha a perninha da letra diz muito sobre a sua psiquê.

Em um estudo de 2005, pesquisadores mostraram que realmente há uma ligação entre a autoconsciência e a capacidade de mentir de forma satisfatória. “As pessoas com autoconsciência elevada são enganadores mais eficazes. A autoconsciência pode levar ao conhecimento do estado mental das outras pessoas (como na Teoria da Mente), o que pode melhorar a capacidade de mentir que um indivíduo possui”, escrevem eles.

No entanto, a base para o teste que aparece no vídeo é ainda mais antiga, tendo sua origem em um estudo de 1984, feito pelo psicólogo Glen Hass. O estudo de Hass (e, na sequência, de seus descendentes intelectuais) tem sido usado desde então por gurus de autoajuda e outros estudiosos para avaliar uma vasta gama de assuntos, desde se o seu chefe é um idiota, passando pela percepção do poder, consciência cultural, empatia, estilo de comunicação e muito mais. Parece um exagero para um teste tão simples, no entanto.

Mesmo assim, vale a pena fazê-lo e mostrá-lo para os seus amigos, mais por diversão. Dessa forma, você já sabe se precisa ficar com um pé atrás com alguns deles ou se todos deixam bem claro quando estão te enganando. Mas tenha em mente que é melhor não fazer grandes julgamentos por causa deste simples truque. [Smithsonian]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 2,75 de 5)

27 comentários

  • Joaquim Junior:

    Sou um péssimo mentiroso mesmo. Introvertido? Tbm.

  • Deivid Santos:

    ou essa pesquisa tem falhas ou eu nasci bugado kk, meu Q saiu com a perna para direito, sim sou introvertido mais minto bem pra caramba.

  • Carmen Moreira:

    fiz a perninha pro lado direito. sou péssima mentirosa graças a deus.

  • Daniel Quake:

    Eu não sou mentiroso! 😉

  • Will Lamounier:

    Fiz pra direita, tenho dificuldade sim, de mentir, mas não sou introvertido, sou autêntico, minha prioridade não é satisfazer os outros.

    Claro q eu minto, não há como viver sem mentir em nada. Qualquer indivíduo ficaria isolado de qualquer outro humano (se não o esfolassem até o matar, antes).

    Tenho poucos amigos, mas amigos de “verdade”, não faço questão de mentir pra agradar os outros e ter “um milhão” de amigos.

    Tento usar à mentira para fazer o bem?!?!

    Hipocrisia mata!!!!!

    • Joao Mendes:

      A música já dizia “tenho uma irmã que se chama Ana, de tanto piscar o olho já ficou sem a pestAna”. Mentir é uma arte; não é para qualquer um.

    • José Fernando Bittencourt Madureira:

      sou um bom e grande mentiroso

  • Toni Rocha:

    Sou bom mentiroso, mostrei o Q para os outros.

  • Genioso Irreligioso:

    “Se, por outro lado, você desenhou a perninha do Q para o seu lado direito, de modo que ele parecesse certo para você, Wiseman considera que você é uma pessoa mais introvertida e pior na hora de tentar enganar os outros. ”

    Esse sou eu! Prefiro omitir do que mentir! 🙂

  • Eduardo Araújo:

    Todos nós somos excelentes mentirosos, FAZ PARTE DE NOSSA HERANÇA HUMANA!
    Se não o fossemos não teríamos nem nascido ou pelo menos não disporíamos sobrevivendo em sociedade; seríamos ermitões, párias da nossa sociedade.
    Não estou com aquele velho discursinho pseudo inconformista puritano de que vivemos no fim dos dias, num mundo de “pessoas más e desonestas, estou falando que a mentira é necessária ao convívio social.
    Imagine falar a verdade a todos, sempre !

  • Pedro Ivo:

    Acho esse teste meio que sem fundamento, visto que o fato de ser destro ou canhoto influencia muito na hora de desenhar o Q. Como sou destro, foi mais fácil fisicamente desenhar o Q apontado pra esquerda. Pra mim seria mais difícil desenhá-lo para a direita com a mesma mão, já que teria que fazer uma rotação maior com o punho.

    • Marcelo Ribeiro:

      A não ser que você tenha algum problema de mobilidade não vejo como isso possa ser possível. Fica tão fácil para um lado quanto para o outro, ao menos para mim.

    • Pedro Ivo:

      Também pode ser a forma de escrever a letra. É possível que eu esteja tão acostumado a escrever o Q de uma certa forma que fica estranho fazê-lo para o outro lado

    • Priscilla Borghi:

      Não necessariamente, sou canhota e fiz a perninha pra esquerda

  • Daniel Lavieri:

    Meu primeiro impulso foi desenhar para a direita, mas achei que não era correto, então desenhei virado para a esquerda…

    • Marcelo Ribeiro:

      Mentirosooo!!1 😀

  • jvmr1:

    E se o cara é tão bom mentiroso que desenha o Q com a ponta pra direita pra enganar o outro

    • Marcelo Ribeiro:

      Está mentindo para si mesmo.

  • Kelcey:

    Se o Pinóquio disser que o nariz dele vai crescer, o que acontece?!

  • RFS:

    Pra mim deu que sou um bom mentiroso, mas acho que esta errado, sou um péssimo mentiroso e sou introvertido.

    • Jorge Kimura:

      é o que um mentiroso diria para nós XD rsrs /brincadeira

  • Rodrigo Luís Botecchia Galera:

    Lado direito! Faz muito sentido sobre mim.

  • Hortência Uachisso:

    heheheheh tamem sou uma grande mentirosa

  • Solemar Junior:

    Sou um bom mentiroso kkkkk

  • rafinha-15:

    D: desenhei pro meu lado direito. Mas acho que está errado. Quase todas as minhas mentiras dão certo. Hehehe. Adorei a materia.

    • Aline Cruz:

      Sou uma boa mentirosa quando “planejo” alguma mentira… Se vc me pegar no flagra, é bem mais dificil esconder a verdade…

    • Orley Eduardo:

      ou voce acha que elas dao certo…

Deixe seu comentário!