Ícone do site HypeScience

Facebook está fazendo um botão “Dislike”

As pessoas têm perguntado se o Facebook faria um botão “Dislike” HÁ MUITO TEMPO, e durante anos a empresa disse que não iria fazer.

Quando a gente vê um botão onipresente de “Like”, é meio natural pensar em uma opção para não gostar de alguma coisa. Porém, existe um problema muito óbvio neste tipo de comando: a disseminação da discórdia. Eu já fui uma destas pessoas que desejou muito um botão de “deslike”. Mas hoje, amadurecendo um pouco a ideia e a minha cabeça, sinceramente não vejo o porquê de espalhar tanta negatividade. O ser humano não precisa de ajuda para ser desagradável, não é mesmo?

E tem outra coisa. Se você não gosta de alguma coisa que não aparece no Facebook, você pode muito bem ignorar. E, quando o conteúdo for abusivo, ele também pode ser denunciado e pronto.

O Facebook parece que concordava comigo, mas também parece que mudou de opinião.

De acordo com o CEO da empresa e criador da rede social, Mark Zuckerberg, as pessoas têm pedido o botão de deslike e eles finalmente resolveram trabalhar nesta ideia. E, também segundo Mark, eles estão muito perto de mandar uma versão teste para o departamento de TI.
Ainda não temos muitos mais detalhes, mas Zuckerberg afirma que o objetivo do Facebook é implementar o botão de uma maneira que a ferramenta permita as pessoas a “expressarem empatia” – como, por exemplo, desgostar de um momento triste compartilhado por algum amigo – e não uma maneira de magoar alguém.

Assim, enquanto Zuckerberg pode ter chamado o botão de “Dislike”, o que o Facebook está construindo pode ser na verdade um botão para compartilhar compaixão quando um joinha é socialmente inadequado.

E aí, o que você achou desta notícia do Facebook?

Merece um Like ou um Dislike? [theverge, Wired, gizmodo]

Sair da versão mobile