Fazendas eólicas podem alterar o clima do local onde se encontram

Por , em 5.10.2010

Segundo uma nova pesquisa, aquelas enormes fazendas com turbinas eólicas geram uma turbulência que pode alterar significativamente as temperaturas do ar que fica próximo ao chão.

O impacto ambiental de fazendas eólicas

Como, normalmente, essas turbinas ficam localizadas sobre plantações, essa descoberta mostra que a produtividade agrícola pode ser significativamente alterada por elas. De acordo com a mesma pesquisa, esse impacto pode ser atenuado se o formato do rotor dessas instalações for modificado.

Os cientistas, da Universidade de Illinois, descobriram que dependendo das condições naturais do ar, a temperatura local pode ser aumentada ou diminuída devido às turbulências. As diferenças vão de 0,4 graus Celsius a menos ou 1,5 graus a mais. Apesar de não parecer uma diferença significativa para nós, humanos, as plantas que estão tentando se desenvolver em uma temperatura para a qual não está adaptada sofrem – seja com a diminuição da safra que seria colhida ou com a própria morte da planta.

Uma das soluções é alterar o formato do rotor das turbinas – que seria muito cara. A outra seria mudar as turbinas para outro local, longe de plantações e onde já haja turbulências naturais no solo.

De qualquer forma, como a energia eólica é uma das propostas apontadas para frear a mudança climática no planeta, novos estudos serão necessários para que se encontre uma solução ideal. [BBC]

Energia limpa é um tema fascinante! Por isso a gente acha que você também pode gostar desses outros artigos! Boa leitura:

• Cristal Wave:

Se a alteração climática for explorada de uma forma positiva, será possível plantar culturas diferentes que se adaptem melhor ao clima sensivelmente alterado. Apesar que conhecendo um pouco de agro-negócio, sei que uma alteração de 1,5 graus celcius não faz quase nenhuma diferença para as plantas, que costumam sofrer com variações climáticas bem maiores no período que decorre do plantio à colheita. Os benefícios proporcionados pelas fazendas eólicas superam de longe este pequeno inconveniente.

• Tony Amorim:

A Solução ideal: Novos estudos e pesquisas no sentido de descobrir como usar esse efeito em nosso benefício, ou seja, aproveitar o fenômeno.
    Pode-se por exemplo, descobrir uma forma de redistribuir os rotores geograficamente mas na mesma área de modo a obter-se efeitos positivos ao invés de negativos.
    E também pode-se mudar o tipo de plantação desses locais por uma mais adaptada a nova faixa de temperaturas, pode sair mais barato que a alteração dos rotores, que, como foi dito, é muito cara…