Ícone do site HypeScience

Felino raro é registado em parque natural na Bolívia

Olhando a foto de relance, é possível ver um gatinho comum. Já analisando a imagem mais atentamente, notamos as pintinhas de predador selvagem que denunciam que o felino não serve para bicho de estimação – embora dê vontade de ter um desses em casa.

Esse animal é um gato-do-mato, que foi encontrado pela primeira vez no Parque Nacional Madidi, na Bolívia, um dos lugares com maior diversidade na Terra.

O parque abriga 11% de todas as espécies de pássaros conhecidas no mundo, 200 tipos de mamíferos, quase 300 espécies de peixes e 12 mil variedades de plantas. Essa grande variedade de espécies se encontra em um conjunto igualmente diversificado de ecossistemas.

O gato-do-mato vive na América do Sul, e é um felino muito pequeno e misterioso. Pouco se sabe sobre essa espécie e seus hábitos.

Essa foto foi registada com uma câmera fotográfica feita como armadilha para captar os animais que passassem pelo local por Guido Ayala, Maria Viscarra e Robert Wallace, cientistas da Wildlife Conservation Society (WCS).

A imagem venceu o concurso da BBC Wildlife, na categoria câmera-armadilha. Mais de 1.300 fotos de todo o mundo foram enviadas. Você pode conferir as mais belas aqui. [LiveScience/WCS]

Sair da versão mobile