Fez algo errado? Fique vermelho – isso vai ajudar

Por , em 2.05.2011

Não tenha vergonha de ter vergonha: esse sentimento pode lhe trazer benefícios. Uma nova pesquisa descobriu que as pessoas que ficam vermelhas após cometer um erro ou uma gafe social são consideradas mais confiáveis e julgadas de forma mais positiva do que as que não coram.

196 estudantes universitários, com idades entre 17 e 44 anos, participaram do estudo. Eles jogaram um jogo on-line sobre prisioneiros. Durante a primeira rodada, um adversário virtual colaborou com a estratégia de cada participante e eles dividiram o prêmio. Na segunda rodada, o adversário “traiu” o participante e ganhou um prêmio superior sozinho.

Após duas rodadas, os participantes viram fotografias dos seus adversários virtuais com uma dessas quatro expressões: neutra, neutra mas corada, com vergonha, e com vergonha e corada.

Quando os participantes foram convidados a fazer uma “missão de confiança” no final do jogo, eles julgaram mais amenamente o traidor quando ele tinha ficado vermelho, acreditando que os corados eram menos propensos a trair novamente. Os participantes ainda deram mais dinheiro do prêmio da tarefa de confiança aos corados e os avaliaram como mais honestos do que os não ficaram vermelhos.

Segundo os pesquisadores, se você faz algo errado, as pessoas gostam mais quando você se envergonha – e ficar vermelho demonstra isso. Charles Darwin descreveu o ato de corar como a mais peculiar e mais humana de todas as expressões.

E essa é uma reação da qual não temos o menor controle. O rubor é uma forma importante dos seres humanos exibirem suas emoções e isso tem um efeito apaziguador sobre as pessoas após uma gafe social, pois demonstra que você se preocupa com a opinião dos outros, o que geralmente é uma coisa boa.

Descubra mais fatos intrigantes sobre corar:

– Pessoas com personalidades autoconscientes têm mais probabilidade de corar, especialmente os ansiosos ou tímidos.

– A vermelhidão “clássica” dura poucos segundos e é controlada pelo sistema nervoso simpático. Se durar mais e vier com manchas ao redor do pescoço, pode ser impulsionada por hormônios.

– Pessoas de todos os tons de pele coram, mas pode ser mais difícil notar o efeito em pessoas com pele mais escura.

– As mulheres supostamente coram mais do que os homens, mas nenhum estudo sobre diferenças de gênero encontrou evidências fortes disso.

– O rubor é exclusivo dos seres humanos, embora alguns animais com pele nua tenham reações de vermelhidão, então parecem corar.

[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Mateus GP:

    E quem não pode ficar corado. Faz o que?

  • Dmitrius Aurelius:

    O que é uma pessoa com personalidade autoconsciente?

  • Carol rs.:

    Isso é algo bem interessante, fico corada muito facil, e mudei de escola a pouco tempo e já consegui a confiança de algumas pessoas muito rapido.

Deixe seu comentário!