Ícone do site HypeScience

James Bond leva a culpa por má fama da energia nuclear

Os vilões dos filmes de James Bond, incluindo o Dr. No, podem ter sido em parte responsáveis pela percepção negativa sobre a energia nuclear, de acordo com o presidente da Royal Society of Chemistry, David Phillips.

Para ele, Dr. No – personagem que completa 50 anos este ano que tinha um reator nuclear pessoal – teria provocado um efeito negativo na forma como as pessoas encaravam a energia nuclear.

“Eu acho que alguns acidentes nucleares, o mais recente em Fukushima, aumentaram a conscientização dos perigos da radiação. Mas acredito que há muita incompreensão sobre a radiação, e filmes como o do Dr. No provocaram um efeito adverso”, afirmou Phillips.

Mas o professor Tom Burke, da University College London, rejeitou a teoria e disse que os temores sobre a saúde e segurança são as maiores preocupações das pessoas sobre o poder nuclear.

“A ideia de que Hollywood fez com que as pessoas ficassem céticas com a energia nuclear é como pensar: ‘bem, são os filmes de gângsters de Hollywood que são responsáveis pelas ondas de crime’. Não há muita lógica nesse argumento”, disse ele. “O fato é que a energia nuclear tem trazido todo o tipo de desastres econômicos, de saúde e segurança para as pessoas”. [The Telegraph]

Sair da versão mobile