Fique tranquilo, o mundo não vai acabar em 2012

Por , em 15.05.2012

Profecias apocalípticas baseadas nos ciclos maias eram espalhadas aos quatro ventos até agora. Quem ainda era reticente em abandonar essas ideias pode respirar aliviado.

Cientistas norte-americanos das universidades de Boston e do Texas, nos Estados Unidos, descobriram o mais antigo calendário astronômico maia até o momento, que data do século 9, pintado nas paredes do que parece ser um escritório de um sacerdote ou escrivão, na cidade guatemalteca de Xultún (galeria de fotos aqui).

O achado desmistifica as teses que previam o fim do mundo ao confirmar que existem, na verdade, 17 ciclos (baktun, no idioma maia), ao invés de 13, como se pensava até então.

“Isso significa que o calendário maia continuará com seus ciclos por mais alguns milhões de anos”, disse o arqueólogo David Stuart, da Universidade do Texas. Então, não, ele não acaba em 2010. E, portanto, o fim do mundo ainda parece estar um pouquinho longe.

Por que só agora?

Há mais de três mil anos, essa civilização pré-colombiana da América Central contava o tempo com base no movimento de corpos celestes, como o sol, a lua e os planetas, e o registrava em calendários, como os encontrados no aposento recém-descoberto.

Muitas das dificuldades em interpretar os calendários maias têm sua explicação no dia 21 de julho de 1561.

Nessa data, missionários franciscanos queimaram dúzias de códices maias em praça pública do México, por considerarem tais textos trapaças do diabo. Na verdade, os códices preservavam todo o conhecimento reunido durante séculos pelos maias.

Segundo os cientistas responsáveis pelo estudo inicial das pinturas, publicado na revista especializada Science, o quarto com as pinturas faz parte de um complexo maior.

A parede também contém cálculos do ciclo lunar e hieróglifos vermelhos e pretos, que podem estar relacionados aos ciclos planetários de Marte, Mercúrio e Vênus. Para os maias, era importante elaborar esses calendários porque, através deles, eles poderiam harmonizar as mudanças celestes com os seus rituais sagrados.

“Pela primeira vez, vemos o que podem ser registros autênticos de um escrivão, cujo trabalho consistia em ser o encarregado oficial de documentar uma comunidade maia”, explicou o arqueólogo William Saturno, da Universidade de Boston.

De acordo com Saturno e outros pesquisadores envolvidos, as paredes parecem ter servido como um quadro negro, onde astrônomos e sacerdotes se reuniam para criar esses calendários.

Vale ressaltar que o lugar só foi encontrado graças a ações de saqueadores, que encontraram o local e o deixaram exposto. [Estadão, Science, CiênciaHoje, NationalGeographic, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

19 comentários

  • Milena Portella:

    Gente, eu acredito em DEUS, mais em que o mmundo vai acaba não acredito, é certo que o ser humano está ajudando muito com a poluição do nosso planeta, mais pra mim o mundo acaba pra quem morre tantas a tantas vezes falaram que o mundo ia acabar e não acabou veja bem se fosse acabar teria um dia determinado e não varios pois dizem que vai acabar 12/12/2012 ou seja se ia acabar neste dis pq iria acabar no dia 21?? faz sentido né vamos pensar e relevar o fatos!!!

  • •Pลυℓล Stεfลnιε:

    Aaaah nããão
    Afs tava tao feliz q o mundo ia acabar 21/12 kkk
    🙁

  • Paulão RC:

    Pelo que eu saiba oque pode causar algum transtorno a nosso Planeta sao as erupçoes solares, e em dezembro de 2012 nao havera um aliamento dos planetas e sim um quase aliamento. Nao acredito nessa parada de Maias, o unicia Maia que eu acredito e sou fan mas que ja se foi é o grande Tim Maia, a unica coisa que eu sei é um dia o mundo em vivemos nao existira mas e que nao estamos sós nesse universo de tamanho inimaginavel, mas se o mundo acabar nessa data ae eu nao vou ter minhas férias e nao vou viajar pro Rio de Janeiro que eu quero conhecer rs…

  • crys:

    O fim do mundo no Brasil foi cancelado,motivo,o pais não tem estrutura para um evento deste porte.

  • Emerson Costa:

    E agora ? Não terei como pagar as 72 prestações que assumi por imaginar que não precisaria pagar mais depois de 21/12/2012…

    (Brincadeira…)

  • Beto Caldas:

    Bom, que o mundo vai acabar não é nenhuma novidade, há uns 265 milhões de anos e há uns outros 65 milhões, levamos duas bolas na trave. Tenho canal de assinatura e estou farto de documentários apocalípticos sobre o 21/12…mas vou querer assistir aos que se fizerem depois de 21/12, qual será a desculpa dos “pseudos-especialistas” ?

    • heitor4:

      R:”Deus não quis assim!” e em 2013 vc vai ouvir mais blá,blá,blá…

  • Danilo Moço:

    essa teoria do fim do mundo nunca foi aceita pelos arqueólogos,o ciclo maia era um ciclo que terminava a cada 5125 anos sempre no solstício de inverno que é no dia 21/12,a parti daí começava outro ciclo!!!

  • Chuck Norris®:

    Mais que pena! Mesmo sabendo que era tudo mentira, eu gostaria que fosse verdade. :l

    • ira:

      E eu tambem Bov.

    • Janaki Cavalcante:

      Eu também.
      Se bem que na verdade o ser humano já está adiantando vários ciclos do calendário maia com o seu consumismo irracional e egoísta. Será que passa de 2012?
      Tenho as minhas dúvidas (hehe)…

  • Jonatas:

    A visão dos Maias superou a dos egípcios, a dos gregos e a dos católicos: Não existe fim e começo do mundo, tudo o que existe é ciclos, um termina, outro começa. É assim na Vida, na Natureza, e no Universo.

  • Felipe Sérvulo:

    Não é uma estela Maia ou uma profeta quem diz que o Fim está próximo. O fato é que os maias tinham o mais complexo calendário astrológico da antiguidade, e eram regidos pelos deuses vindos das estrelas, como o Deus konkulcan, a serpente emplumada! Ocorre que a Era de Aquário começará em 21 de dezembro de 2012, assim como o sistema solar entrará no chamado Cinturão de Fótons das Pleyades, assim como se alinhará como o Sol central da Galáxia. O fato também é que sempre ocorrerá efeitos com a passagem de eras, efeitos estes nocivos ou catastróficos para a humanidade, e não é eu nem os maias, nem ninguém que diz isso, está tudo lá, na Bibliotéca Cósmica akáshika.

    • jodeja:

      É isso aí, mas acontece que não é fácil consultar a Biblioteca Cósmica Akáshika. Só uns poucos podem fazê-lo. A humanidade vai continuar por muito tempo vivendo na ignorância. É preciso que reconheçamos que sem conhecimento nada conseguiremos.
      Se lembram na década 30 ou 40, a canção que dizia assim: “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar / Então a gente lá de casa começou a rezar, / Até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada. / por isso mesmo lá no morro não se fez batucada. Eu tava lá.

  • Jonatas:

    As empresas e entidades de informação pegaram o fim de um ciclo da organização de contagem temporal de uma antiga civilização e transformaram isso na lucrativa febre de mais um fim de mundo, alimentando-se dum medo-desejo íntimo das pessoas por significado, mudança, intervenção divina, mudanças climáticas e invasão alienígena. Tudo isso é uma ótima fonte para a bilheteria cinematográfica, conspiracionistas e acreditadores, mas logicamente, está fora da realidade. Mudanças são graduais e naturais, não súbitas e mágicas, fazemos parte disso, já está na hora das pessoas crescerem em intelecto e pararem de acreditar em sensacionalismos, se desprenderem dessas manipulações midiáticas.
    Eu pessoalmente considero isso um grande desrespeito ao legado de um povo admirável que desenvolveu uma magnífica cultura com um nível matemático e astronômico singular.

    • klayton:

      Verdade concordo quase que plenemente, só não por um ponto que você diz que “já está na hora das pessoas crescerem em intelecto e pararem de acreditar em sensacionalismos”, infelizmente o sistema capitalista depende de pessoas assim e graças a esse sistema avançamos muito cientificamente no ultimo século 20. Para a grande massa produzir precisa de ser manipulada e só através de tal produção conseguimos realizar viagens espaciais e outros avanços tecnológicos em tão curto tempo se comparado com o tempo do mundo civilizado. Então mesmo eu não querendo tenho que admitir que o Capitalismo foi e ainda é um Mal Necessário.

    • ira:

      Bov.,estou repetindo teu texto;
      _______________________________________________________
      É verdade. Durante o decorrer de um ciclo, as mudanças são graduais e naturais. Mas nem toda mudança de ciclo é gradual e natural. Você sabe bem que a história da Terra foi marcada por mudanças bem drásticas.

      A historia deste planeta que remonta a tempos imemoriais assim o demonstra.
      Então mais uma vez voce está corretíssimo.
      E tem mais,zoologia,criptozoologia,arqueologia,palenotologia e mais um monte de LOGIAS não deixam dúvidas,ao interessado é só pesquisar.

  • David Vieira Rocha:

    Todo mundo sabe que Marty Mcfly viajou até 2015. Logo o mundo não poderia acabar em 2012. Pura lógica!

  • Elton:

    Como se o fim do mundo fosse determinado por algum calendário…

    Totalmente ilógico, desculpe, mas se vc acredita nisso, aposto que consigo te vender gelo, lá no polo norte…

Deixe seu comentário!