Desde antes de terminar seu doutorado, Albert Einstein já havia começado a escrever as teses que são consideradas pela comunidade científica atual como a fundação da física moderna. Todos sabem que ele ficou notório pela Teoria da Relatividade, principalmente. Mas que fundamentos da ciência ele realmente revolucionou?
A física moderna
Dia 14 de março marca o 133º aniversário do nascimento do cientista. Em 1905, então com 26 anos de idade, Einstein publicou um trabalho chamado “Um ponto de vista heurístico sobre a produção e transformação da luz”. Antes dos enunciados contidos nesta publicação, os cientistas da época acreditavam que a luz se comportava apenas como onda e jamais como matéria, emitindo uma carga de energia constante e imutável.
A partir de experimentos fotoelétricos e da descoberta de que a luz se comporta energeticamente como os gases, ele concluiu que a luz na verdade emite pequenos pacotes de partículas fotoelétricas, os fótons. Tal enunciado serviu de base para a física quântica estudada a partir dali.
Einstein criou, desta maneira, um novo modelo de interpretação do comportamento da luz no ambiente. Suas teses, que se provariam corretas nos anos que se seguiram, renderam a ele o Prêmio Nobel da Física em 1921. [Gizmodo]