Ícone do site HypeScience

Formatura: sinônimo de cirurgia plástica

Formatura: época de novos começos, grandes sonhos, e… cirurgia plástica. Segundo o Dr. Tony Youn, normalmente, nessa época, há um aumento na quantidade de pessoas querendo cirurgia plástica como presente de graduação. “Não é incomum que as pessoas agendem procedimentos antes de uma grande mudança de vida”, diz.

Muitos estudantes universitários fazem cirurgias antes de irem para seus novos empregos, e até mesmo pessoas que estão em pontos de transição em suas vidas, após divórcio, ou antes de um casamento, decidem que aquele é o momento para uma mudança.

Porém, o cirurgião plástico diz que os pacientes potenciais estão ficando muito mais jovens. “Estou realmente chocado com a quantidade de adolescentes que estão fazendo cirurgia plástica”, conta Youn. “Silicone em formaturas do ensino médio é normal, e isso é uma tendência muito preocupante”.

Segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, o número de aumentos de mama entre mulheres de 18 a 19 anos aumentou cerca de 12% entre 2005 e 2006. Cirurgias de nariz, pele e lipoaspiração também entram para as “listas de desejo”.

Youn, no entanto, adverte que as pessoas têm que pensar bem antes de entrar nessa. “As cirurgias são sérias e têm complicações reais. Antes de alguém decidir fazê-las, precisa ser maduro o suficiente para realmente entender por que está fazendo e quais são as consequências disso”, explica.

O cirurgião acredita que a TV e os reality shows estão “conduzindo” essa tendência entre os jovens.

Embora Youn não realize procedimentos puramente cosméticos em menores de 18 anos, há um processo que ele acredita que pode ser adequado em adolescentes – cirurgia de redução de mama.

“As meninas jovens que desenvolvem seios muito grandes têm dor nas costas, no pescoço, no ombro”, disse. “Não tenho nenhum problema em fazer uma cirurgia de redução de mama em alguém nesse caso, porque é uma nova oportunidade de vida”.

Youn pede que as pessoas considerem bastante antes de fazer uma cirurgia, mas entende o desejo de um novo começo. Ele mesmo fez uma cirurgia plástica quando adolescente, para corrigir um queixo deformado.

“Eu entendo tanto quanto qualquer um o que é sentir-se diferente, incomum”, conta Youn. “Às vezes essa é a escolha certa para você, mas os pacientes jovens não têm motivos para ter pressa”, completa.

Não seja uma daquelas pessoas que têm necessidade de fazer algo agora, e que se sente um jovem horrível com medo de encarar a vida por causa de um defeito bobo que os outros talvez nem reparem.

“Um monte de gente realmente cresce, amadurece e fica lindo, acredite ou não. Um monte de celebridades de Hollywood são as pessoas mais glamourosas que você já viu, mas eram bem mais que um pouco estranhos quando eram jovens”, finaliza Youn.[ClickOnDetroit]

LEIA “PLÁSTICA GRATUITA PELO SUS, COMO CONSEGUIR UMA”

Sair da versão mobile