Ícone do site HypeScience

Fórum internacional tenta salvar os tigres do mundo

Os tigres estão criticamente ameaçados de extinção. Apenas cerca de 3.200 ainda sobrevivem em estado selvagem, e esses números continuam a declinar nas florestas de 13 países asiáticos onde eles ainda caminham livremente. Apenas seis das nove subespécies reconhecidas de tigre ainda sobrevivem.

Apesar dos recentes esforços nacionais e internacionais para salvar os tigres, os grandes felinos estão desaparecendo fora de cativeiro. A destruição do habitat desempenha um papel importante, mas é a continuação do abate ilegal de tigres selvagens que tem um efeito devastador, especialmente nos últimos anos.

Agora, líderes mundiais (representantes de diversos governos), grupos de conservação e os principais doadores estão se preparando para uma conferência de quatro dias com o objetivo de encontrar uma estratégia global viável que salve os tigres da extinção.

O fórum é organizado pelo primeiro-ministro russo Vladimir Putin e pelo Banco Mundial em São Petersburgo. O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, é quem está por trás dessa iniciativa. Segundo ele, essa pode ser a última chance para o tigre.

Esse fórum marca o ponto culminante do projeto de Robert, e é a primeira vez que representantes dos 13 países que são habitat para o tigre se reunirão.

Associações criminosas vendem peles, ossos, garras e até carne de tigre em um mercado negro global florescente. A demanda por partes de tigre consideradas amuletos, ou vistosas coleções particulares, além de efeitos medicinais, nomeadamente tradicionais, continua forte.

Na última década, as autoridades em 11 dos 13 países apreenderam restos de mais de 1.069 tigres. Esses números não incluem o resto do mundo, ou ações ilegais que têm evitado a detecção. Diminuir a demanda por peças de tigre e educar o público tem sido uma meta consistente dos conservadores ao longo dos últimos dois anos.

Diversas celebridades têm ajudado na campanha, dando rostos e vozes famosas para a luta contra o tráfico de partes de tigre. O ator Leonardo DiCaprio foi um desses suportes. Porém, talvez o mais importante para o público nos países que são habitats de tigres é o herói de ação Jackie Chan. O nativo já estrelou vários anúncios de serviço público de alerta contra a compra de qualquer produto que afirme conter partes de tigre.

Além de apontar as contribuições de Hollywood, Zoellick elogiou o papel de Putin na reunião, e disse que o interesse ativo do primeiro-ministro russo agiu como um catalisador, trazendo outros líderes mundiais para a discussão. O premier chinês Wen Jiabao pode estar entre os chefes de Estado presentes na Cúpula.

No entanto, embora a vontade política ao mais alto nível deve ser aproveitada, é o envolvimento dos moradores locais dos países onde os tigres habitam que será a peça-chave mais importante para decidir o destino da espécie. Nenhum rosto famoso pode fazer qualquer coisa por eles. Somente se a população se conscientizar, é que o tigre terá uma chance. [LiveScience]

Sair da versão mobile