Ícone do site HypeScience

Foto de satélite captura enorme fenda em geleira

Imagens de satélite registram desde outubro do ano passado que uma enorme geleira da Antártida está sofrendo uma lenta e gradual rachadura. Pode parecer mais um fenômeno apontado pelos cientistas como reflexo das mudanças climáticas, mas aparentemente não é: trata-se de um desprendimento natural de gelo, que em outras palavras é o nascimento de um iceberg.

A foto acima foi tirada no dia 13 de novembro na geleira de Pine Island, localizada na região oeste do continente polar. Na ocasião, a fenda no gelo tinha não mais do que 80 metros de largura por 60 metros de profundidade, mas já se estendia por mais de 30 quilômetros de comprimento.

A tendência, conforme explicam os pesquisadores, é que o desprendimento contínuo resulte na formação de um iceberg. Entre 2001 e 2007, um alto número de icebergs foram “fabricados” pela geleira, todos de maneira semelhante à este que está por vir.

Embora isso seja interpretado como um processo cíclico e natural, alguns cientistas afirmam que a geleira de Pine Island tem realmente sofrido atividade muito intensa nos últimos anos, o que seria um indicativo de aquecimento global. [MSN]

Sair da versão mobile