Foto espacial: luas de Saturno

Por , em 12.07.2010

O que aconteceu com Rhea, a maior lua de Saturno que aparece na foto? Nada! Na verdade, ela só está encoberta pelos anéis do planeta.

Essa foto foi tirada em Abril, pela sonda Cassini, que atualmente orbita Saturno. Ela conseguiu um ângulo bem diferente dos mais famosos anéis do sistema solar.

A lua menor, Janus, a que parece um asteróide, dá a impressão de estar flutuando sobre os anéis, mas na verdade está bem atrás deles. Janus é uma das menores luas de Saturno e mede apenas 180 km de comprimento. Rhea já é um satélite bem maior, medindo 1500 km de comprimento.

A sonda Cassini deve ficar pelas proximidades de Saturno até 2017 para estudar melhor o planeta, seus solstícios e equinócios e as conseqüentes mudanças de estações. [Nasa]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Camila:

    so tem uma lua ai dãs

    tinha que ser luas naum lua

    • guilherme doria jr:

      acho q satelites ficaria melhor kkk

  • Carlos – R.J.:

    É
    Happousai, A informação leva a crer que Rhea é a maior lua de Saturno.
    Após mais cuidado, o informe está correto.

  • Alexandre Bráulio Roldan:

    É Verdade . me atrapalhei com a “,” isso para quem é bacharel em direito é um pecado inadimíssivel mas acontece, obrigado Happousai por me alertar.

  • Carlos – R.J.:

    Muito bem Alexandre! Titan será sem dúvida nosso próximo lar!

  • Genivaldo:

    Muito boa as informções do velho Saturno!

  • Happousai:

    Não Alexandre, na verdade é um erro de interpretação:”O que aconteceu com Rhea, a maior lua de Saturno que aparece na foto?”, essa frase quiz dizer que na foto aparecem 2 luas, a maior delas chama Rhea. Titã é realmente maior, mas não aparece na foto.

  • Alexandre Bráulio Roldan:

    Houve um erro aqui a maior lua de saturno é Titã uma das maiores luas do sistema solar , menor apenas que Guaminedes de Jupiter e quase do tamanho de Marte.
    Sendo Titã o unico satelite com atmosfera substancial conhecido.

Deixe seu comentário!