Ícone do site HypeScience

Foto: HH-222, a Nebulosa da Cachoeira

Como surgiu a Nebulosa da Cachoeira? Ninguém sabe. Essa fantástica estrutura localizada na região da NGC 1999, na Grande Nuvem Molecular de Órion, é uma das mais misteriosas já encontradas no universo.

Também conhecida como HH-222, essa nebulosa tem um alongado jato gasoso que se estende por aproximadamente dez anos-luz e emite uma surpreendente variedade de cores. Uma hipótese é que o filamento de gás tenha surgido do vento proveniente de uma jovem estrela que se chocou contra uma nuvem molecular próxima.

Não existe explicação, no entanto, para o motivo pelo qual a Nebulosa da Cachoeira e os jatos mais fracos parecem convergir para um ponto brilhante, uma incomum fonte de rádio, localizada no canto superior esquerdo da estrutura em curva.

Uma teoria é que a incomum fonte de rádio se originou de um sistema binário contendo uma anã branca quente, uma estrela de nêutrons ou um buraco negro, e que a Nebulosa da Cachoeira seria apenas um jato proveniente desse sistema energético.

Esses sistemas, no entanto, são normalmente emissores fortes de raios-X, e nenhuma emissão de raio-X foi detectada. Por isso, até agora, esse caso permanece sem solução. Talvez observações futuras e outras inteligentes deduções possam desvendar a verdadeira origem dessa enigmática nebulosa. [NASA]

Sair da versão mobile