Foto incrível: acima da Aurora Austral

Por , em 5.07.2010

Esta foto foi tirada no dia 29 de maio, 350 quilômetros acima do oceano Índico – é a visão que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional tiveram.

Conhecida como Aurora Austral ou como “luzes do sul”, essas luzes são vistas em grandes altitudes. Ao norte, no pólo, o mesmo fenômeno acontece, mas é conhecido como Aurora Boreal.

Tanto no norte como no sul, a causa dessas luzes é a mesma coisa: partículas energizadas da magnetosfera que se acumulam nos pólos da Terra. Para produzir o brilho esverdeado que vemos na foto essas partículas encontram átomos de oxigênio em altitudes de 100 km ou mais. [Nasa]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • thiago:

    pode ocorrer auroras austrais no brasil, o nosso país está na região sul, acho que em 2013 veremos entre espetáculo aki no sul, sudeste e centro-estre do brasil, pois em 2013 o sol vai atingir o nível máximo de atividade, será vezez mais forte do que a de 1859, ñ kero ser catastrósfico, mas poderá causar um apagão global isto nosso rede elétrica é muito fraca à tempestades solares.

    • Cesar:

      Hmmm…

      Não. Se o ciclo fosse normal, o máximo aconteceria em 2012. Mas como ele está fraco, o máximo provavelmente vai acontecer em 2013, e não será um máximo tão forte assim. Possivelmente será um dos máximos MAIS FRACOS já registrados.

      Então provavelmente nada de apagão global.

  • Marcelo:

    No brasil nõ… claro que não
    Ah aurora boreal e austrral só acontece por causa do campo magnetico que é “bombardiado” pelo vento solar.

  • Flávia:

    gostaria de saber se existe algum registro de aurora austral em alguma região do Brasil. obrigada.

  • Eunice:

    Gostaria que descrevessem moais sobre a aurora boreal;
    esse assunto me interessa bastante. É encantador!
    Ficarei aguardando

  • aparecido de freitas da silva:

    AURORA AUSTRAL OU AURORA BOREAL, EU CONFUNDO A DUAS MAS SAO REALMENTE LINDAS PRA SE VER EM LOCO

  • Mitsuo:

    sao imagens muito bonito sim,gostaria de ver mais imagens lindas como esta.

  • gargwlas:

    tambem ja li muito a respeito e realmente os polos se invertem nao regularmente durante toda a era que conseguimos estudar do planeta (alguns milhoes de anos)

    e pelo que entendi tem perigo sim.. o planeta ficaria sem o escudo natural de particulas cosmicas.

  • Gerson:

    Oi Cesar, vi uma matéria sobre o assunto que dizia que durante o processo de inversão dos polos a terra poderia ficar um tempo sem campo magnético. A matéria tb dizia que esse tempo sem proteção do campo magnético poderia ser perigoso devido a passagem de partículas energizadas (as mesmas da aurora). A matéria não dizia nada sobre extinções em massa mas deixou dúvidas pairando no ar… Se não me engano assisti na Discovey, esse assunto então é bobagem?

  • Cesar:

    Não tem nada de estranho ou perigoso, a posição das auroras, tanto austral quanto boreal, é variável, e depende principalmente do vento solar, mas também de ejeções de massa coronal do Sol e outros fenômenos que envolvem magnetismo e eletricidade na magnetosfera solar e na terrestre.

    Sobre a mudança de polos, é um fenômeno bastante comum, só que leva centenas de milhares de anos para se completar, às vezes leva até alguns milhões de anos. Sabemos disso por que a orientação magnética fica registrada em rochas sedimentares, por exemplo. Não acontece uma inversão de polos de um dia para o outro. Nem de um ano para o outro.

    E inversões do polo não são perigosas. Não estão associadas a extinções em massa, nem aquecimentos globais, nem eras do gelo, nem nada disso.

  • Marcondes:

    Não sei se entendi o comentário, mas pelo visto o Arimathéia é adepto da teoria de inversão dos pólos.

  • Baptista,Mari:

    Arimathéia.
    explique isso aí melhor,por favor, que já entrei na de horror.Afinal em matéria de céu e seus fenômenos, só sei dizer:Oh! que lindo! Até pedi ao pessoal do site que pare de colocar nos títulos a palavra “incrível”, por repetitiva e redundante,já que embora crível pra mim é incrivel(no sentido de ma-ra-vi-lha visual)

  • Artur:

    Nossa… problemas em breve? que paranóico 🙂

  • Israel:

    Bem lembrado

  • maria de lourdes oliveira:

    lindo!…

  • Arimathéia:

    Tomara que seja no Indico bem ao sul, pois se não for, teremos problemas em breve.

Deixe seu comentário!