Foto: Marte na visão de um robô

Por , em 27.05.2012

A foto que você vê aí em cima foi tirada em um final de tarde em Marte. Por astronautas? Que nada. O autor da foto que mostra uma larga cratera marciana de 22 quilômetros é um pequeno veículo explorador da Agência Espacial Norte-americana (NASA), mais conhecido como Opportunity – Oportunidade, em português.

Equipados com vários instrumentos modernos de exploração do meio ambiente e movidos à luz solar, Opportunity e Spirit (Espírito, em nosso idioma), seu veículo geológico gêmeo, foram enviados para o planeta vermelho para procurar algumas respostas sobre a existência de água em Marte.

Em ação no planeta extraterrestre desde 2011 (no caso de Opportunity), cada um dos veículos ficou responsável por um lado de Marte. Em breve, a NASA enviará mais um brinquedinho para a superfície do planeta. Ele já tem nome: Curiosity (Curiosidade, em português).

Vale ressaltar que a foto registrada acima foi tirada em cores falsas para enfatizar as diferenças entre os diversos materiais, como as dunas negras no fundo da cratera, por exemplo. E, no momento, Opportunity está em um ‘modo de espera’, devido ao inverno marciano.

Assim que o mau tempo passar, o veículo vai se direcionar para uma região conhecida como Cabo da Tribulação, onde procurará por minerais argilosos (filosilicatos, no jargão científico).

Se esses minerais forem encontrados, os cientistas poderão compreender melhor o papel que a água teve no passado geológico de Marte. [MSNBC, Nasa, TecMundo, Foto]

• Sandoval Lacerda Holltz:

É impressão minha ou o Jipe-Robô tá com oxidação, pelo estado da barra a direita passa essa impressão???

Acho que não é oxidação, mas poeira marciana mesmo. Marte é extremamente seco e a maior parte do oxigênio se combinou com o ferro da superfície, dando o tom avermelhado da paisagem marciana. Não sei se sobrou alguma coisa para oxidar o robozinho. E umidade praticamente não tem em Marte (a água está congelada abaixo da superfície).

Creio que se existir vida numa parte acessível do subsolo marciano, essa sonda Curiosidade tem grande chance de encontrar. Li sobre alguns detalhes dela e é um genial laboratório sobre rodas, uma melhoria visível em relação aos seus antecessores.

• maurymmarques:

Não que esteja errado, mas a frase “Em breve, a NASA enviará mais um brinquedinho para a superfície do planeta.” pode aparentar que a NASA ainda não enviou o robô Curiosity.
    O robô Curiosity foi lançado dia 26 de Novembro de 2011 e está a caminho de Marte, programado para pousar no dia 6 de Agosto de 2012.

Sem querer criar polêmica, meu objetivo sinceramente não é este. Mas alguém pode me dizer o po quê de, num mundo onde existem fotos de altíssima resolução, a Nasa nos libera essas fotos de quinta categoria que quase temos que franzir a testa pra enxergar alguma coisa?

• Germano:

não achei a imagem tão ruim assim …

Você está falando da imagem com resolução completa, o arquivo TIFF com 14 MB?

Ou você está falando da imagem que foi convertida para JPEG e redimensionada, para não ficar “pesada” na Internet?

Se você quer a imagem TIFF, o link é este (editei para encolher o link):

Obrigado, meu amigo César. 🙂
      A foto original realmente está bem melhor. Num primeiro momento achei que esta fosse a que tínhamos e não uma foto com qualidade reduzida.

Mas em meu comentário, me refiro as fotos que costumo ver atribuídas a Nasa, de um modo geral.

Obrigado. 🙂

Eduardo, teria que ver caso a caso. As sondas levam a melhor tecnologia da época em que foram lançadas, o que pode não significar nada hoje em dia. Além do mais, nem sempre eles podem colocar a tecnologia de ponta, mas a que atende aos testes de robustez da Nasa – de que adianta colocar o equivalente a uma super DSLR se ao chegar no espaço ela é destruída pela radiação, ou se ela não conseguir suportar a decolagem.

Além do mais tem o problema da transmissão das imagens. Estas imagens que vem de Marte estão a no mínimo 60 milhões de km, nesta distância ocorrem muitas perdas de sinal e, para garantir que chegue algum sinal, geralmente é feito um compromisso: menores imagens, que trazem alguma informação. A alternativa é mandar imagens enormes, só que a transmissão pode ser interrompida, a sonda destruída, e a Nasa ficar só com um pedaço de imagem.

Lembrando que muitas imagens são enviadas em preto-e-branco, e coloridas aqui. Para obter uma imagem colorida, uma das técnicas é fazer três ou quatro imagens em preto e branco, cada uma com um filtro colorido diferente na frente da câmera, e depois montar a imagem colorida aqui na Terra.

De qualquer forma, teria que ir a fundo sobre a tecnologia de imagens e transmissão de dados usada pela Nasa. Não deve ser informação secreta, só deve dar um pouco de trabalho, por que não é o tipo de coisa que as pessoas costumam se interessar…

• cientista:

Muito bom Cesar, é de explicações assim que precisamos aqui nos comentários.

pois o que percebo é muita gente comentando coisas sem nexo , baseado muito em opiniões.Gente, opiniões temos que respeitar pois cada um tem a sua. o problema é que tem muitos que usam o site como se fosse um site de humo, fazendo brincadeiras sem graça. O site é ciência, e aqui trabalhamos com fatos e não argumentos.
      Vamos respeitar os profissionais do site que se empenham ao maximo para trazer ate nós esse conhecimento incrível, e que a cada dia contribui para nós, seja em alguma pesquisa que possa melhorar as nossas vidas no futuro , ou seja para simplesmente entendermos como surgiu a vida no universo.

Então, vamos fazer um esforço para deixar o site mais rico em informações, mais do q ele ja é. tem muita gente inteligente aqui que é fã do site, então não desperdiçamos nosso conhecimento com coisas inúteis vamos trocar ideias bacanas ligadas aos temas em questão.

Muito legal.

• Otavio Augusto:

Vai no site da NASA, ou melhor, da missão Mars Exploration Rovers, e procura no arquivo de fotos. Lá você encontra a versão em alta resolução não só dessa imagem, como também doutras muitas.
      SE TODOS FIZESSEM ISSO, PARARIAM DE DUVIDAR DA NASA POR MEIO DE TOSCAS TEORIAS CONSPIRATÓRIAS.

Desse jeito, logo Marte estará povoado por vários veículos exploradores vindos da Terra…. Brincadeiras a parte eu adoro estas pesquisas neste planeta vizinho.

• Tigre:

Uma correção:
    O Opportunity está em Marte desde 2004. 2011 foi quando ele chegou à cratera Endeavour (a da imagem)